Ferroviária vai ao Sul para selar a classificação

2

Carlos André de Souza

A Ferroviária já está em Santa Catarina, onde enfrentará o Joinville-SC neste domingo (9), às 18 horas, pela rodada de encerramento da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D de 2019. As duas equipes já se enfrentaram na estreia da competição em Araraquara, onde a equipe grená levou a melhor pelo placar de 1 a 0, com gol de Léo Castro.

A Locomotiva vem de uma vitória em casa por 1 a 0 sobre o Avenida-RS na Fonte Luminosa e lidera o Grupo A17 com 9 pontos, seguida de Maringá-PR com 8, Avenida-RS com 7 e Joinville-SC com 4. Vale lembrar que avançarão à segunda fase o líder de cada um dos 17 grupos, além dos 15 melhores segundos colocados.

Assim, a Ferroviária terá pela frente um time que não tem mais chances de classificação. No mesmo horário, em Santa Cruz do Sul-RS, o Avenida enfrentará o Maringá. O confronto direto entre os dois concorrentes já assegura que a Locomotiva terminará pelo menos na segunda colocação, mesmo se perder seu jogo.

Se terminar vice-líder com 9 pontos, a equipe araraquarense precisará ter somado mais pontos que pelo menos dois outros segundos colocados de outras chaves. Um empate, no entanto, faria a equipe chegar a 10 pontos e assegurar sua vaga sem depender de outros resultados.

Opções para o treinador
Para a partida em Santa Catarina, a Locomotiva pode ter mudanças em sua escalação. O zagueiro Luís Gustavo, que cumpriu suspensão na última rodada, volta a ficar à disposição, mas briga pela vaga com Raniele, que o substituiu na rodada anterior.

Já o lateral direito Alisson, que sofreu uma lesão no tornozelo na semana passada, está fora da Série D, o que sugere a permanência de Marcos Ytalo na posição. Quem está pronto para voltar é o atacante Hygor, que já foi liberado pelo departamento médico, treinou com o grupo e viajou com a delegação.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE-SC x FERROVIÁRIA
Local: Arena Joinville, em Joinville-SC;
Data/Horário: Domingo, 9 de junho, 18h;
Arbitragem: Alinor Silva da Paixão, auxiliado por Marcelo Grando e Fernanda Kruger (todos de MT)

JOINVILLE – Dalberson; Ângelo, Diego Bispo, Luan e Erick Daltro; Bulhões, Léo Salino e Caíque; Robert, David Batista e Matheus Pimenta . Técnico: Danilo Portugal

FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Marcos Ytalo, Raniele (Luís Gustavo), Luís Felipe e Arthur; Daniel, Clayton e Cristian; Jorge Eduardo, Rafael Oller e Felype Hebert (Léo Castro). Técnico: Vinícius Munhoz;