Evandro da Remape: O esporte amador como ferramenta de inclusão e lazer

O pré-candidato a vereador pelo PL acredita que a pulverização dos votos da direita facilitará a reeleição de Edinho Silva (PT)

77

José Augusto Chrispim

As eleições municipais se aproximam e é hora da população procurar informações sobre os candidatos que se apresentam para o pleito que acontece em novembro. O Imparcial segue fazendo uma série de entrevistas com os candidatos ao Legislativo araraquarense e, nesta edição, conversa com o empresário do ramo dos transportes rodoviários, Evandro da Remape.

O empresário, que é nascido na Bahia e veio para Araraquara há 32 anos, foi candidato a vereador nas eleições de 2008, obtendo 432 votos, pelo PV; em 2012, com 412 votos, pelo PT e em 2016 com 682 votos, pelo PT. Neste ano, Evandro concorre pelo PL, partido do qual é vice-presidente. Ele também tem importante atuação no esporte amador de Araraquara.

Veja a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Qual é a sua expectativa para as eleições deste ano?

Evandro: “A minha expectativa é conseguir o objetivo de ser eleito vereador na cidade de Araraquara”.

O Imparcial: Com o fim das coligações para a chapa de vereadores, você acha que os partidos menores terão mais dificuldade para conseguir o quociente eleitoral? Ou acredita que esta será uma eleição diferente?

Evandro: “Com o fim das coligações proporcionais, os pequenos partidos terão muita dificuldade para conseguir o quociente. No entanto, os partidos que se organizaram, tiveram planejamento e montaram sua chapa com tranquilidade, mesmo sendo pequenos, terão mais chances de conseguir resultados positivos. Mas, é importante ressaltar que estas eleições, devido ao contexto da pandemia que estamos passando, será totalmente diferente das outras e podemos ter grandes surpresas”.

O Imparcial: Seu partido faz parte da coligação que tem o atual prefeito como candidato ao Executivo. Você acredita na reeleição de Edinho Silva ou vê alguma candidatura com chances de derrotá-lo nas urnas?

Evandro: “No contexto eleitoral, não vejo um candidato forte que possa atrapalhar o prefeito Edinho em sua reeleição. Mesmo porque, o trabalho desenvolvido pelo Edinho foi de qualidade e para o coletivo. A oposição está lançando vários candidatos e isso pulveriza os votos, facilitando a reeleição do Edinho Silva”.

O Imparcial: Como você vê a atuação dos atuais vereadores de Araraquara?

Evandro: “Eu acredito que o atual Legislativo poderia ter feito muito mais, principalmente neste contexto de pandemia que ficaram parados, não houve uma ação efetiva dos nossos parlamentares”.

O Imparcial: Você tem atuação constante no esporte amador de Araraquara. O candidato acredita que, como vereador, teria mais ferramentas para fortalecer ações visando a inclusão através do esporte?

Evandro: “Atuo há mais de uma década fomentando o esporte amador em Araraquara por acreditar que é uma ferramenta de inclusão e de lazer. Estando em um possível mandato, sem dúvida, terei em mãos muitas ferramentas que me ajudarão a ampliar as tratativas e buscar mais incentivo para o Esporte Amador de Araraquara”.

O Imparcial: O candidato já concorreu três vezes a uma vaga no Legislativo, por dois partidos diferentes (PV e PT). Qual é a sua maior motivação para se candidatar mais uma vez e, por que o PL?

Evandro: “A maior motivação em mais uma vez me candidatar a vereador é um planejamento de vida. Já participei de três eleições obtendo um bom número de votos e sempre participei de organizações da cidade. Acredito que sendo vereador, poderei ampliar estes trabalhos que geram transformação no coletivo de forma mais pontual e assertiva. Escolhi o PL Araraquara por ser um partido de centro que agrega a diversidade de ideias e de pessoas. É um grupo político que está se organizando para as eleições desde 2017, há líderes expressivos em nossa chapa e esta organização, além de mostrar força, ajudará no resultado final”.

O Imparcial: Quais bandeiras você defende? E quais projetos você tem, caso seja eleito?

Evandro: “A minha campanha está baseada em três pilares: Esporte Amador, Terceiro Setor e as Pequenas Empresas. Meu principal objetivo como vereador é ser um canal de comunicação entre a comunidade e o Executivo. Em relação ao esporte amador, é preciso buscar melhores condições e incentivos para que as ações sejam custeadas de forma justa e igualitária para todas as modalidades esportivas. Em relação às pequenas empresas, importante abrir mais espaço de comunicação com a Prefeitura e melhorar as formas de incentivos fiscais. Falando no segmento social, as instituições de Araraquara ainda precisam muito de ajuda do Poder Público, portanto, é necessário estudar maneiras para que elas, além de serem mais ajudadas, tornem-se autossustentáveis”.

O Imparcial: Dê uma mensagem para o araraquarense e diga por que você merece o voto?

Evandro: “Minha mensagem para a população de Araraquara é que a comunidade tenha a consciência e relembre que o voto é o caminho mais adequado para exercemos nosso direito de cidadão. Escolher um representante que seja comprometido com as demandas sociais e econômicas é sem dúvida o melhor caminho para a democracia. Além de votar em 15 de novembro, é necessário participar de todas as atividades da Câmara e acompanhar o vereador. Sou uma pessoa batalhadora, tenho planejamento e já trabalho há 12 anos dentro da política, mesmo sem mandato. Portanto, me sinto preparado para exercer a função de vereador. Tenho consciência que estando no Legislativo serei o representante de toda a comunidade, não apenas dos eleitores que, por ventura, votarem em mim. Acredito em um mandato participativo, transparente e que a função primordial de um vereador é servir”, finalizou.