Diego Maradona morre aos 60 anos

O craque argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa e não resistiu

79

Diego Maradona, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu na manhã desta quarta-feira (25), aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. A informação foi confirmada pelo biógrafo do jogador.

A sa√ļde de Maradona j√° estava prec√°ria desde o in√≠cio do m√™s, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decis√£o familiar e m√©dica, permaneceu hospitalizado devido a uma “baixa an√≠mica, anemia e desidrata√ß√£o” e um quadro de abstin√™ncia devido ao v√≠cio em √°lcool.

Maradona passou mal pela manh√£. Segundo a imprensa argentina, seis ambul√Ęncias foram chamadas para atender o ex-jogador, mas os m√©dicos n√£o conseguiram salv√°-lo.

Antes dos problemas de sa√ļde, o campe√£o mundial pela Argentina em 1986 era o t√©cnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata.

O craque das Copas

Maradona estreou pela seleção da Argentina em 1977 com apenas 16 anos. E mesmo já sendo um craque, acabou não sendo convocado para a Copa de 78, em casa, que registrou o primeiro título argentino.

O sucesso no Mundial veio oito anos depois, em uma atua√ß√£o antol√≥gica na Copa do M√©xico. Maradona levou a Argentina ao bicampeonato e fez dois gols que entraram para a hist√≥ria: um driblando toda a defesa da Inglaterra, e outro com a “M√£o de Deus”, tamb√©m contra os ingleses.

Maradona ainda teve uma outra chance de ser campeão do mundo. Em 1990, após eliminar o Brasil, ele levou a Argentina à final contra a Alemanha, mas acabou sendo derrotado.

O craque ainda fez a sua despedida dos gramados de Copa em 1994, mas foi de uma maneira melancólica. No Mundial dos Estados Unidos Maradona foi flagrado no exame antidoping.

A luta contra as drogas

Craque inigual√°vel nos gramados, Maradona travou uma luta fora dos campos. A carreira dele foi marcada por esc√Ęndalos como o doping na Copa do Mundo e o abuso de drogas. Em sua autobiografia, Maradona revelou que come√ßou a usar drogas ap√≥s a sua chegada ao Barcelona, no come√ßo dos anos 80.

Em 1991, quando jogava pelo Napoli, foi suspenso ap√≥s ser flagrado no exame antidoping pelo uso de coca√≠na. Na Copa de 1994, a subst√Ęncia proibida encontrada em seu exame foi a efedrina, que al√©m de ser usada em rem√©dios para emagrecer √© um estimulante.

¬†(Com informa√ß√Ķes da Reuters)

Foto: Divulgação