Desenvolve SP capta US$ 50 milhões em parceria internacional inédita

Contrato com o CAF disponibilizará recursos para projetos dos setores público e privado

37

A Desenvolve SP, instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, firmou parceria inédita com o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina para captação de US﹩ 50 milhões em recursos que serão destinados a projetos dos setores público e privado. Os recursos serão liberados em três parcelas; a primeira, de US$ 20,14 milhões, entrou no caixa da Desenvolve SP nesta quarta (12).

É a primeira vez que uma agência de fomento brasileira, sem o suporte da garantia Soberana, capta diretamente recursos no mercado internacional. “O acordo com o banco de desenvolvimento da América Latina é resultado de um trabalho de excelência da Desenvolve SP com o objetivo de ampliar as fontes de recursos para apoiar a retomada econômica do Estado de São Paulo”, diz Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP.

“A recuperação econômica pós-Coronavírus dependerá também da atuação dos bancos e agências de fomentos regionais, que possibilitarão a canalização de recursos para os setores mais necessitados de forma mais eficiente e ágil. Para nós, esta parceria ratifica nosso apoio permanente ao desenvolvimento social e econômico da região, com o qual estamos profundamente envolvidos nos 50 anos de nossa história”, afirmou Jaime Holguín, representante do CAF no Brasil.

A operação é resultado do posicionamento estratégico da empresa de iniciar captações internacionais. Esta é a primeira liberação entre várias negociações internacionais que vêm sendo realizadas. A necessidade crescente de apoio à economia paulista em meio à crise do coronavírus intensificou a urgência e acelerou as tratativas. Os recursos abastecerão as linhas de crédito da instituição voltadas para o financiamento de projetos de investimento dos setores público e privado do Estado de São Paulo.

As transações estão sendo realizadas de forma a garantir que os recursos internacionais cheguem em moeda local, sem o risco da variação cambial.

No âmbito da parceria, serão priorizados projetos que apresentem vertentes de sustentabilidade alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), agenda de ações que devem ser implementadas em todos os países do mundo até 2030. Entre os objetivos estão impulsionar o crescimento econômico sustentável, promover a industrialização inclusiva, fomentar a inovação e adotar medidas para combater a mudança climática e seus impactos.

No setor privado, serão financiados, principalmente, projetos com foco em inovação, aumento da produtividade empresarial, eficiência energética, energias renováveis e inclusão financeira. No setor público, os municípios serão atendidos em projetos de infraestrutura econômica e social com ênfase em melhorias de vias públicas, iluminação e saneamento. Com a nova parceria, a Desenvolve SP amplia sua capacidade de auxiliar os empresários com condições excepcionais.

“O perfil dos projetos a serem financiados foram pensados de forma a promover a retomada consistente da economia paulista, promovendo não apenas a produtividade empresarial, mas também a melhoria da infraestrutura dos municípios, de forma a impactar diretamente a população” afirma o Superintendente de Relações Institucionais e Mercado, Thiago Velloso.

Com a nova parceria, a Desenvolve SP amplia sua capacidade de auxiliar os empresários com condições excepcionais. “O perfil dos projetos a serem financiados foram pensados de forma a promover a retomada consistente da economia paulista, promovendo não apenas a produtividade empresarial, mas também a melhoria da infraestrutura dos municípios, de forma a impactar diretamente a população” afirma o Superintendente de Relações Institucionais e Mercado, Thiago Velloso.

Sobre a Desenvolve SP 

A Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado. Acesse: http://www.desenvolvesp.com.br.

Sobre o CAF 

O CAF – banco de desenvolvimento da América Latina – tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, além do oferecimento de cooperação técnica e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e composto atualmente por 19 países – 17 da América

Latina e Caribe, junto a Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Mais informações em http://www.caf.com.