Construção de praça no Universal atende reivindicação de moradores

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) participou no sábado (25) da inauguração da primeira Praça Sustentável de Araraquara

162

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) participou no sábado (25) da inauguração da primeira Praça Sustentável de Araraquara, projeto piloto desenvolvido pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), em comemoração aos 50 anos da autarquia. O espaço foi construído na confluência da Rua Maria Marchi Vissali com a Avenida Alberto Gomieiro, no Jardim Universal, e atende pedido de moradores que sofriam com mato alto, falta de iluminação e descarte de resíduos no local, que antes era um terreno baldio.

O parlamentar encaminhou à Prefeitura a reivindicação de revitalização do local feita pelos moradores do bairro em junho de 2018, logo após a inauguração da Academia ao Ar Livre “Eunice de Oliveira Amorim”, na Praça “Américo Andrião”, que fica três quarteirões acima. À época, aceitando ao convite para um café na casa do Sr. Nilton e de dona Zelina Poli, ao lado de Yashuda, o prefeito Edinho Silva (PT) prometeu se empenhar para concretizar as melhorias pedidas pelos moradores.

O vereador destaca, ainda, o empenho do colega Roger Mendes (Progressistas) ao superintendente do Daae, Donizete Simioni, para que o projeto se concretizasse. Também enalteceu o trabalho dos demais envolvidos no projeto, a diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo, o gerente de resíduos sólidos da autarquia, Agamenon Brunetti, o representante dos moradores, Willian Daniel Silva, e a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Ana Carolina Buzzo Marcondelli.

Feita a partir de materiais descartados na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) e utilizando mão de obra própria, a praça sustentável não gerou custos para o Daae. Na praça, os bancos são de madeira reciclada, as lixeiras são de tubos reutilizados, as floreiras são feitas com tubos de concreto reutilizados e o calçamento foi implantado com resíduos da construção civil.

Logo após solenidade de entrega da Praça Sustentável, Yashuda e o prefeito foram convidados novamente para um café na casa do Sr. Nilton e de dona Zelina Poli, desta vez para comemorar a construção da praça.