Chediek apresenta projeto ‘Parque dos Trilhos’ a empresa de transportes

61
Rio de Janeiro - Viagem inaugural do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Carioca, no centro da cidade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O vereador Elias Chediek (MDB) esteve, nessa semana, dialogando com o especialista em Novos Negócios da Marcopolo Rail, Alex Martinotto, com o intuito de apresentar o projeto Parque dos Trilhos. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.

O parlamentar expôs uma apresentação em Power Point sobre a estrutura da mobilidade urbana de Araraquara. No conteúdo, Chediek reforçou, por meio de gráficos, mapas e imagens, a necessidade e a viabilidade da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, visando a desafogar o trânsito das vias existentes atualmente.

Além disso, o vereador mostrou um projeto digitalizado, apontando o trajeto do VLT, as estações com respectivas conexões com linhas do transporte coletivo, sugestões de construção de rotatórias e possíveis modificações necessárias. Já o parque será constituído por arborização, sistema de retenção de águas pluviais, ciclovias, academias ao ar livre, além de vias rápidas e outros espaços. “A intenção é aproveitar de maneira racional a área dos trilhos que será desativada”, pontuou Chediek.

Martinotto destacou a importância da iniciativa de valorizar o transporte coletivo, ressaltando a força da ferrovia no futuro da mobilidade urbana das cidades. “Temos que pensar em sistemas inteligentes, com transportes de massa eficientes e de qualidade”, frisou. O especialista se dispôs a estudar melhor o projeto e agendar uma nova conversa após algum retorno da empresa, já que a Marcopolo está se preparando para entrar no ramo ferroviário através do transporte de passageiros, inclusive para cidades médias, apresentando alternativas mais viáveis que as atuais.