Causa animal tem nome, William Affonso

89

Candidato a deputado Estadual quer expandir seus projetos de auxílio a animais carentes para todo o estado

O ex-vereador William Affonso há muito luta pela causa animal e já avançou muito na questão em Araraquara. Sua pretensão, agora como candidato a Deputado Estadual pelo PRB, é difundir seu trabalho e, expandir para todo o estado atendimentos a animais carentes que, há muito sofrem com o descaso, abandono e os maus tratos.

Enquanto ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Araraquara foi incansável na busca de recursos e meios para atendimentos de baixo custo para animais.

Um de seus projetos conhecido como “Upa dos animais” tem recebido pessoas de toda a região, que trazem seus animais de estimação para serem atendidos no local que já chegou a realizar 80 atendimentos por dia, quando mantinha quatro veterinários. Esse projeto trouxe para a cidade visitas de várias Ong’s de protetores de animais da região para conhecer o trabalho implantado por William, no Ambulatório Animal no Parque do Pinheirinho, e assim levar para seus domicílios um conforto maior para os animais carentes. Em quatro anos de funcionamento no Parque Pinheirinho, foram feitos mais de 50 mil atendimentos.

Também de sua autoria um projeto que a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, onde se proibiu o uso de animais para condução de cargas em carroças. Em primeiro momento foi considerado inconstitucional pelo Ministério Público, agora foi aprovado definitivamente em 29 de agosto 2018, onde a prática passa a vigorar como crime. Diante disso, William alerta “caso encontre cavalos puxando carroças pela cidade, denuncie ao MP”. Após tomar conhecimento do projeto, carroceiros fizeram uma reunião com Affonso, na época ainda vereador, e relataram que não poderiam ficar sem trabalho e o sustento da família. Por isso, foi incluído no texto que a Prefeitura deverá promover programas e projetos de capacitação dos trabalhadores, garantindo que eles continuem no mercado de trabalho, inclusive sugeriu a criação de uma Cooperativa de ex-carroceiros.

Para quem abriga mais de 30 animais de rua, William destinou uma lei que garante desconto na conta de água, pois isso pesava muito na conta de protetoras. Outra lei muito importante que fez foi aumentar a multa para quem maltrata animais na cidade de R$ 200,00 para R$ 2.400,00. “Quero que a população de Araraquara saiba que agora tem um candidato à Estadual que se preocupa com a causa animal”, afirmou Affonso.

Atualmente William preside o Instituto Amor e Esperança, onde o atendimento aos animais é aberto a todos e sem fins lucrativos, operando com os menores preços da cidade. A clínica conta com 10 veterinários e 5 estagiários. Com um pouco mais de um ano de funcionamento, já fez mais de 12 mil atendimentos.

Uma coligação forte se formou em torno de seu nome – PSDB, PSD, DEM, PP e PRB – para levar Willian Affonso (10600) candidato a deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde sua principal missão será fortalecer a causa animal junto ao governo do estado, além da fiscalização efetiva que lhe cabe, priorizar projetos de lei que representem os interesses da população. Nessa empreitada também conta com Marcos Pereira (1010), candidato a deputado Federal pelo PRB, para fazer parte da grande reformulação necessária na política brasileira nessas próximas eleições.