Canil do 13º Batalhão da PM passará a ser comandado pelo Baep de Ribeirão Preto

435

José Augusto Chrispim

A equipe do Canil do 13° Batalhão da Polícia Militar, sediado em Araraquara, deve passar a integrar o novo Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), que deve entrar em funcionamento em meados de dezembro, na cidade de Ribeirão Preto. O Canil hoje integra a Companhia de Força Tática do 13º BPM-I.

Questionada pela reportagem do O Imparcial, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), respondeu que o ‘Canil de Araraquara continuará na cidade, mas sob administração do 11º Baep sem qualquer alteração’. Ou seja, a equipe continua sediada no 13º Batalhão, mas passará a receber ordens dos superiores em Ribeirão Preto.

A reportagem apurou também que os policiais que vão compor a equipe do 11º Baep já estão passando por treinamentos específicos que estão previstos para terminar em meados de dezembro, quando o novo Batalhão Especial será inaugurado.

De acordo com promessa de campanha eleitoral do governador de São Paulo, João Doria, o número de batalhões especiais da Polícia Militar deve ser ampliado para 22 no estado. O Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) é uma unidade especializada de combate ostensivo ao crime.

A nova unidade de Ribeirão Preto será a 11ª das 17 prometidas pelo governador que já entregou batalhões em Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Piracicaba e na capital.

Ao todo, 268 policiais militares atuarão no batalhão especial de Ribeirão Preto e contarão com o apoio de 30 viaturas, que vão atender a 93 municípios, o que corresponde à população de 3,7 milhões de moradores.

Os policiais que integrarão os novos batalhões passarão por treinamento com cerca de um mês de duração, abrangendo ações de Choque Padrão Rota (Rondas Ostensivas ‘Tobias de Aguiar’), com atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

Os policiais da equipe do Canil de Araraquara vão receber novos fardamentos e armamentos como as novas pistolas Glock que foram adquiridas pelo governo do estado recentemente, além de viatura com pintura específica do Baep.