Atletismo da cidade conquista duas medalhas de ouro e uma de prata no Troféu Bandeirantes

Alex Andrade salta 7,70 metros e surpreende comissão técnica da Fundesport

25

O atletismo de Araraquara participou do Troféu Bandeirantes, no sábado (10), disputado no Swiss Park de Campinas e trouxe duas medalhas de ouro, com Alex Andrade e Camila Paiva, e uma de prata, da Jussara Lopes. A grata surpresa foi a medalha de ouro com a marca de 7,70 metros no salto em distância conquistada por Alex Andrade, de 21 anos. O segundo colocado Jean Rosa, do Memorial Santos Fupes saltou 7.48 metros.

Alex  estava com o foco no Campeonato Brasileiro Sub-23, que foi cancelado, e disputou o Troféu Bandeirantes para aprimorar o desempenho e buscar o índice para o Troféu Brasil e cravou a melhor marca da carreira.

 Camila Paiva foi a 1ª colocada nos 100 metros com barreira – 14 segundos e 7 décimos – superando a 2ª colocada, Larissa Macena (15’04), da Orcampi.

Também subiu no pódio em Campinas, Jussara Lopes, 2ª colocada (prata) na prova adulta dos 800 metros com 2minutos 18 segundos e 14 décimos. Kleidiane Barbosa (ouro) venceu com a marca de 2 minutos 9 segundos.

Outro destaque da Fundesport, o atleta máster Batista Haddad, de 41 anos, cravou 44 metros e 22 centímetros no lançamento do martelo, na categoria adulto. O 1º colocado, Ralf Oliveira de 27 anos, teve a marca de 68 metros e 69 centímetros.

Segundo o técnico Josimar Alípio, de 33 anos, os resultados dos atletas da Fundesport superaram as expectativas por conta do tempo de inatividade devido a pandemia, causada pelo coronavírus.

“Nós tivermos pouco tempo para treinar, mas fomos bem em Campinas e isso motiva mais os atletas na luta por medalhas no Troféu Brasil, que será disputado no Centro Olímpico de São Paulo, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro”.

Revelado no Jocoara

Baiano, nascido próximo a Salvador (BA), em 2 de julho de 1999, Alex Andrade chegou em Araraquara com três anos de idade e foi morar com os pais no Jardim Cruzeiro do Sul. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Waldemar Saffioti começou a praticar atletismo saltando nas faixas de estacionamento dos carros dos professores.

O talento de Alex no salto em distância despertou o interesse do técnico Josimar Alípio em uma das edições dos Jogos Escolares de Araraquara (Jocoara), que o convidou para treinar na equipe de atletismo da Fundesport. Tudo isso, graças ao incentivo e apoio que recebeu na escola Saffioti dos professores de Educação Física, Ricardo e Vânia.

Alex participou o obteve boas colocações nos Jogos Regionais nas equipes de revezamentos de provas de velocidade, mas preferiu se especializar em saltos.

“Agora, venho me dedicando ao salto em distância e venci o Bandeirantes na minha estreia na competição. No primeiro salto fiz sete metros e setenta e até me assustei com a marca. Recebi elogios de treinadores e atletas que participaram da competição ”, conta Alex durante o treino na Pista de Atletismo Armando Garlippe na quarta-feira (14).

No ranking nacional, Alex Andrade é o 2º colocado na categoria sub-23, e o 7° no adulto.

O próximo desafio de Alex Andrade, que cursa o 1º ano de Educação Física, é o Campeonato Estadual Paulista, que será disputado do Centro Olímpico de São Paulo, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.