Araraquara ganha time amador de futebol feminino

279

Carlos André de Souza

Atualmente, Araraquara é vista como a ‘capital do futebol feminino no Brasil, principalmente após a última conquista da Ferroviária, que se tornou o primeiro time a faturar duas vezes o título do Brasileirão Feminino. Além do sucesso do time profissional, o time araraquarense também revela talentos com suas categorias de base, além de aproveitar meninas surgidas nas Escolinhas de Esportes do município. A novidade é que surge agora na cidade uma nova opção para jogadoras que sonham em mostrar seu talento e chamar a atenção na modalidade. Trata-se do Esporte Clube Atlético Paulista, que implantou a ousada iniciativa de fundar o primeiro time amador feminino adulto em Araraquara.

E a ideia deu certo. O clube conta com 35 jogadoras e participa de torneios e amistosos por todo o estado. Cidades da região como São Carlos, Ribeirão Bonito e Botucatu também aderiram à ideia e vêm colhendo frutos. Prova disso ocorreu há duas semanas, quando seis meninas do time araraquarense foram até Leme para realizarem testes na equipe do Rio Claro.

Um dos responsáveis por transformar o projeto em realidade é Elias José da Silva, 35 anos, presidente do Atlético Paulista. Ele conta que o clube foi fundado em 17 de agosto de 2018, inicialmente voltado para o futebol masculino. A ideia do time feminino só foi colocada em prática um ano depois. “O trabalho está sendo legal, acima do que a gente esperava. Faz muito tempo que eu tinha essa ideia. Formei o time masculino amador e agora eu vim formar esse feminino, depois de um ano. Em relação ao futebol feminino, aqui em Araraquara só temos a Ferroviária, que é profissional. E temos várias meninas com condições de jogar um bom futebol e que não têm a oportunidade de ir para a Ferroviária. Por isso decidi abrir essa porta para elas, que terão mais visibilidade no futebol feminino”, explica o presidente, que conta com o apoio do vice-presidente Marcos Paulo de Oliveira, o Marquinhos.

Para comandar o projeto dentro de campo, foi trazido o técnico Ubiraelson Batista da Silva, o professor Bira, que comandou o São Paulo do Amapá na Copa São Paulo de Juniores de 2018. Os treinos são realizados no campo do Jardim Nova Época, que fica localizado próximo ao Jardim Martinez. Os treinamentos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 18 horas. As meninas que se interessarem podem chegar ao local e participar do treino. “Teste é para time grande. Nós abrimos nossas portas. No dia-a-dia o treinador avalia e faz as escalações para os jogos e torneios. Elas podem vir treinar e conhecer. Se gostarem, ficam conosco”, conta Elias.

A equipe conta também com algumas atletas formadas nas categorias de base da Ferroviária, casos de Radija, Rhayssa, Raquel, Tata, Carol e Letícia. Elas foram desligadas do elenco afeano quando completaram 18 anos e agora tentam mostrar qualidade para ajudar a projetar o Atlético Paulista e ao mesmo tempo chamarem a atenção de clubes que disputam os campeonatos Paulista e Brasileiro. “O objetivo é agradar as atletas e fazer com que elas façam o que gostam de fazer, sem desistir dos seus sonhos. Participamos de torneios e estamos vendo alguns campeonatos, inclusive na cidade. Sempre vai ter um olheiro, alguém que vai observar a capacidade delas e isso abre a oportunidade para irem para um clube profissional. Esse também é o nosso foco, de projetar essas meninas”, acrescenta o presidente.

Mas o projeto depende de mais apoio. No momento, o Atlético Paulista conta com o patrocínio da Al Capone Pizzaria, mas busca novos parceiros. As meninas vêm utilizando o uniforme das categorias de base do time masculino, que hoje é comosto por 15 jogadores da categoria sub-17. “Estamos à procura de mais apoio, sempre correndo atrás para levantar o projeto. Quanto mais patrocínio tivermos será melhor para melhorarmos a estrutura do time e também para quando recebermos times de fora, podermos oferecer um lanche, o que também fará com que a cidade seja bem falada lá fora”, completou Elias.

Para as empresas que quiserem patrocinar as meninas do Atlético Paulista, o contato pode ser feito pelo celular/Whatsapp (16) 98861-5676 (Elias).

Amistoso regional

O time feminino do Atlético Paulista fará um amistoso regional neste domingo (27), às 10 horas, no Campo no Aco, na Vila Xavier. O adversário será o Lemense e a entrada é gratuita.