Adeus, Dr. Hugo, que já deixa saudades

150
Dr. Hugo na galeria da OAB

José A C Silva

A Diretoria da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara comunicou com pesar, o falecimento do advogado Doutor Hugo Fernando Salinas Fortes, Presidente desta Subseção na gestão de 1975 a 1977, ocorrido no dia 13 em São Paulo. O sepultamento foi realizado no dia 14/05 às 10h30, no cemitério São Bento. A notícia entristeceu os araraquarenses, pois Dr. Hugo era uma pessoa estimada na cidade.

“Me lembro como se fosse hoje, ainda criança, morava na rua Padre Duarte (4) em frente a casa de seus pais, os também saudosos José Benevenuto Fortes e Maria Antonia Salinas Fortes (Dona Zizi), que sempre me convidaram para entrar, servindo um pedaço de bolo, depois davam algumas balas e falavam: Zezinho não as consuma de uma só vez”.

Logo depois de formado teve como escritório de advocacia a frente da casa dos seus pais, já despontando como um dos advogados mais brilhantes de Araraquara. Foi advogado da empresa O Imparcial e também da família Corrêa da Silva. Dr. Hugo é irmão do também saudoso Luiz Roberto Salinas Fortes, conhecido nacionalmente pelos seus livros e traduções das obras de Jean-Paul Sartre – foi preso diversas vezes e torturado durante a ditadura militar.

Em 5 de setembro de 2009, o Palacete da Esplanada das Rosas passou a se chamar Palacete das Rosas Paulo de Arruda Corrêa da Silva. Mesmo doente, Dr. Hugo participou da homenagem, me deu um forte abraço e disse: “Estimava muito o teu pai, fomos muito amigos como você sabe. Dê um abraço na Cecília, sua mãe”. Foi a última vez que o vi.

A Missa de Sétimo dia do falecimento do advogado Doutor Hugo Fernando Salinas Fortes, será realizada no dia 18 de maio (sexta feira) às 19h30, na Igreja de Santa Cruz