A ordem é isolamento total

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – no 19 – 3 de abril de 2020

73

Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 3 de abril, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

Diante da atual situação de pandemia, o Comitê está recomendando procedimentos de desinfecção no Terminal Central de Integração e no Terminal Rodoviário, bem como nos seus entornos.

A Anvisa divulgou nota técnica nesta sexta-feira recomendando este procedimento em locais públicos, mas alertando para que seja  aplicado em pontos estratégicos e com uso de produtos corretos, entre eles produtos à base de hipoclorito de sódio e desinfetantes de uso geral.

Também diante da chegada do fim de semana, o recomendado é de isolamento total e cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município e mantém suspenso o atendimento ao público no comércio e serviços não essenciais.

A fiscalização do cumprimento do decreto está sendo intensificada pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, e os comerciantes que não cumprirem o decreto estão sujeitos à multa e cassação de alvará de funcionamento. A multa prevista é de R$ 5.768, 00, o que corresponde a 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), podendo haver aumento dos valores em caso de reincidências.

Qualquer cidadão pode e deve realizar denúncia no canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).