Território das Artes: conheça a produção de diversos artistas nesta exposição virtual

Exposição no formato digital, com 19 minutos, pode ser conferida no canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube

12

As Artes Visuais ganham representatividade e expressão com a edição virtual do Território da Arte de Araraquara, realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart. Com uma exposição bem elaborada, os internautas podem passear por um apanhado do que vem sendo produzido no país em todas as linguagens que englobam as Artes Visuais.

As obras e informações podem ser conferidas pelo canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial).

Nesta edição do Território da Arte de Araraquara, o tema apresentado é “Geografia do fazer e do sentir. Nosso lugar. Morada: ética, estética e estesia” e traz a curadoria de Rita Michelutti. A homenageada deste ano é a tecelã Lucinda Bento, artista que faleceu o ano passado e que se dedicou ao ensino do ofício de tecelagem e às questões ligadas ao artesanato e às artes.

A exposição, com 19 minutos, apresenta as obras dos artistas premiados e selecionados pelo Território. São 31 obras selecionadas e outras 10 premiadas, em uma exposição virtual que faz alusão às tecelagens da Lucinda e tem todas as suas cores guiadas pela paleta de cores utilizadas pela tecelã. Também, uma paisagem sonora de uma estação de trem permeia a exposição, em referência ao “Trenzinho do Caipira”, composto por Villa Lobos no trajeto de Bauru a Araraquara.

Os artistas com obras premiadas são: Alexandre Silveira, Augusto Sampaio, Christophe Spoto, dmp – Daniel Paschoalin, Fábio Florentino, Gu da Cei, Gunga Guerra, Jeff Barbato, Juliana M R e Vita Pereira. Entre os selecionados estão: Alex dos Santos, Alex Robert, Allydi, Amanda Rocha, Baby Basseto, Barbel, Bi-lous Tri-lous, Camillat,  Chico Silva,  Claudio Lara Ruiz,  Débora Censi,  Diego Pinotti,  Felipe Góes, Gilio Mialichi, HDomingues, Iberê Romani, Kadi, Larissa Camnev, Leo Jiricó, Maikon Rogério, Marcelo Asth, Márcia Rosemberguer, Mazzon Gil, Monaliza Vituci, Paulo, Rodrigo Vulcano, Silva Ruiz, Thiago Goya, Wagner Mangueira, Washington Pastore e Willian Andrade.

Também, pela playlist disponibilizada com os vídeos do Território, é possível conferir o “Ateliê Aberto”, com artistas abrindo as portas de seus ateliês e espaços de produção para revelar um pouco mais do processo de produção nesse período de pandemia.

Vale destacar que a equipe de produção do Território, coordenada pela curadoria, é formada por: Denise Zakaib (assistência de curadoria), Murilo Rangel (direção de arte, mídias sociais e expografia virtual), Jaqueline Franco (assistência audiovisual). O logotipo desta edição é assinado por Cézar de Almeida.

Com um importante papel no interior de São Paulo, o Território da Arte de Araraquara coloca a arte para ser vista, publicada e estimulada nos canais virtuais, podendo chegar a várias pessoas e tocar o público contribuindo com o desenvolvimento humano.

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart agradeceram aos artistas que aceitaram a proposta desta edição virtual e trouxeram suas obras e contribuições diversas, desafiando o medo e a dúvida, em nome da arte e da beleza. Para os visitantes da exposição, fica o convite para uma viagem pelas obras, levando prazer, renovação e vida.

O link para a visitação é o:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLzV8RZgN50Bjbe4UUj00ysS2dyAmA437R