Sesc abre exposição ‘Papéis Efêmeros’

2

Você já imaginou um rótulo de papel ou papel de bala se tornar peça de museu? Já pensou que papeis de nosso cotidiano, que são descartados sem nenhuma cerimônia, também podem contar história? A exposição “Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano” apresenta uma coleção inusitada – para não dizer curiosa – e traz embalagens, cardápios, rótulos, decalques e outros materiais de descarte rápido, mas que têm funções necessárias e importantes como proteger e informar. A abertura da Mostra em Araraquara será na próxima quarta-feira (28), às 20 horas.

Fruto da parceria de duas instituições, Sesc e USP; as obras que compõem a exposição são parte do acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, ou Museu do Ipiranga, como é mais conhecido. Com curadoria de Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima, a mostra é composta por três núcleos temáticos – Cultura, Educação e Consumo – e dois transversais – Técnicas de Impressão e Design, e cerca de 500 peças gráficas contarão um pouco da história dos impressos que fazem parte do nosso dia a dia.

Grande parte do acervo pertence à Coleção Egydio Colombo, historiador da arte e arquiteto. Em seu conjunto, doado ao museu em 2003, se encontra desde filipetas de oráculos até embalagens de bebidas e cigarro. Essas peças e outras contribuições de colecionadores fazem parte do acervo criado e intitulado na categoria “outros” e estão entre as seções do patrimônio histórico resguardado pelo Museu.

Os curadores da exposição, o designer Chico Homem de Mello e a diretora do museu Solange Ferraz de Lima, fizeram um recorte que valorizou a diversidade de uso e funções dos impressos, ao mesmo tempo que nos faz passear e refletir sobre costumes sociais e períodos históricos, processos criativos dos designers da época (que não assinavam suas criações) e técnicas quase extintas como litografia e tipografia.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO – PAPÉIS EFÊMEROS – MEMÓRIAS GRÁFICAS DO COTIDIANO
Abertura: dia 28, quarta, às 20h.
Visitação: de 29/8 a 15/12. Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.
Salas de Múltiplo Uso 2 e 3
Grátis
Agendamentos de grupos e escolares pelo telefone (16) 3301-7528 e pelo e-mail agendamento@araraquara.sescsp.org.br