Semana da Juventude tem série de atividades em Araraquara

Realizada de forma virtual por conta da pandemia, debate e plenária de abertura nesta segunda-feira (10) contou com várias lideranças

27

Por meio da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, a Prefeitura abriu nesta segunda-feira (10), de forma virtual, a Semana da Juventude.

Com a participação de várias lideranças, o primeiro debate online, realizado dessa forma por conta da pandemia, reforçou a importância da participação direta da juventude nas decisões que envolvem seus interesses, principalmente neste momento de grandes desafios para a humanidade.

Duas atividades marcaram o lançamento virtual da Semana da Juventude na cidade: a abertura do evento com a live das 15h, sob o tema “Juventude conectada por Araraquara”, e a plenária “Juventude e Direitos Humanos”, ambas via Facebook da Prefeitura.

Na solenidade de abertura, o assessor especial de Políticas para a Juventude, Adriel Barbosa, recepcionou o prefeito Edinho Silva; a vereadora Thainara Faria (PT); a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná; e o presidente do Conselho Municipal da Juventude de Araraquara (Comjuve), Rafael Nardim.

A plenária foi liderada pelo coordenador municipal de Direitos Humanos, Fábio Mahal, e pela promotora de Justiça da Vara da Infância, Juventude e Idoso do Ministério Público de São Paulo, Noemi Corrêa.

O prefeito Edinho destacou que a Semana da Juventude é um momento de reflexões sobre quais serão as exigências e as demandas da sociedade em todo o mundo após a pandemia.

“Estamos vivendo um momento muito difícil causado pela pandemia da Covid-19, com aprofundamento da vulnerabilidade social. E, para mim, a temática da juventude é central neste século XXI, assim como o meio ambiente. Ninguém consegue viver com o planeta destruído, da mesma forma que, se não tiver perspectiva de futuro, se os jovens não tiverem esperança, se tornam ‘uma bomba prestes a explodir a qualquer momento’. Para debater as políticas públicas para a juventude e os desafios que ainda se apresentam, essa programação da Prefeitura é fundamental”, afirmou Edinho.

O prefeito também ressaltou a importância do programa “Jovem Cidadão”. “A Prefeitura cria uma bolsa para que o aluno se mantenha estudando e não abandone a escola. Deixar o processo educacional é reproduzir o ciclo de exclusão social”, destacou.

Protagonismo
A vereadora Thainara Faria também destacou as ações do governo do prefeito Edinho para a juventude e parabenizou o segmento pelas ações no município.

Para a promotora Noemi Corrêa, o jovem tem que ser o protagonista, com participação efetiva nas ações.

Vale destacar que o Dia Nacional da Juventude será comemorado nesta quarta-feira (12) e a programação virtual da Semana da Juventude de Araraquara é gratuita e aberta a todos interessados.

Ao longo desta semana, serão desenvolvidas atividades compostas por debates, rodas de conversas e outras plenárias, além de oficinas e eventos culturais, que serão realizados de forma digital nas redes sociais da Prefeitura.