Rede Municipal da Educação realiza desfile virtual de 22 de Agosto

Tradicional desfile começa com transmissão de conteúdos nas redes sociais da Prefeitura neste feriado, às 8 horas

33

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da cidade será diferente neste 22 de agosto. Como todas as demais atividades em celebração aos 203 anos de Araraquara, o desfile também será virtual, com um novo formato, adaptado para ser transmitido através das redes sociais da Prefeitura Municipal.

A Secretaria Municipal da Educação, organizadora do desfile de comemoração do aniversário da cidade desde 2018, anualmente estabelece o tema do evento e aproveita a importante festividade para promover a aprendizagem significativa acerca dos aspectos históricos, culturais e sociais locais, promovendo junto à comunidade araraquarense a ampliação de seus conhecimentos e o fortalecimento do sentimento de pertencimento ao seu território.

Em 2018, as comemorações tiveram por tema “Nossa Morada do Sol: da abolição aos 20 de novembro”, enfatizando a história, a memória e as contribuições socioeconômicas e culturais das populações negras para a formação da população araraquarense.

Em 2019, o tema “Campos de Araraquara: terra indígena” contemplou o estudo dos povos originários locais, contribuindo para a superação de uma lacuna de conhecimento histórico acerca das populações Guarani, Kaingang e Panará que, de acordo com pesquisas arqueológicas locais, habitaram a região.

Neste ano, reiterando a importância de compreender o processo de formação e de identidade da população local, e como forma de conhecer e reconhecer o legado de matriz europeia na formação da nossa gente, assim como, de outros povos imigrantes, tais como árabes e asiáticos e os imigrantes na contemporaneidade, as comemorações tem por tema “Araraquara: muitos povos, uma só Morada” e tem início neste feriado.

A transmissão ao vivo começa às 8h deste sábado (22), através do canal oficial da Prefeitura no YouTube (https://youtu.be/cjAwKC-Umv8 ) e pela página no facebook: www.facebook.com/municipioAraraquara

As atividades em comemoração ao aniversário de Araraquara continuarão, a partir do dia 23 de agosto, com transmissão de conteúdos produzidos pelas equipes escolares e alunos da Educação Integral, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos também no canal oficial da Prefeitura no YouTube e pela página no Facebook, sempre a partir das 9 horas.

A produção dos conteúdos

Os materiais em vídeo foram desenvolvidos pelas equipes escolares, pelos alunos e familiares da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para desenvolver o tema, a Educação Infantil realizou um processo investigativo que busca contribuir para a construção da identidade local das crianças. Cada Centro de Educação e Recreação (CER) saudará Araraquara apresentando um vídeo no qual a família de um aluno apresenta suas raízes culturais, valorizando suas origens, resgatando sua ancestralidade e destacando a importância da cidade para essa família.

As professoras e os professores também elaboraram atividades alusivas à cidade de Araraquara que serão disponibilizadas aos alunos e suas famílias, no site da Prefeitura Municipal. Essas atividades visam propiciar à criança o desenvolvimento da própria identidade, do autoconhecimento e, sobretudo, atitude de respeito, valorização e compreensão das diversas etnias que formam o nosso povo e contribuem para construção de uma cidade mais justa e igualitária.

As unidades de Educação Integral e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos “Irmã Edith” também desenvolveram trabalhos de investigação junto às diferentes comunidades de imigrantes presentes em nosso município. As equipes escolares coletaram depoimentos e memórias, as quais resultaram em uma série de vídeos emocionantes que permitem entender histórias e geografias que se entrecruzam na composição multicultural da nossa Morada. O tema também está presente nos Conteúdos Escolares Digitais disponibilizados aos estudantes no site da Prefeitura Municipal de Araraquara.

No Ensino Fundamental, além do tema estar presente nos Conteúdos Escolares Digitais, a homenagem aos 203 anos de Araraquara possibilitou o protagonismo da nossa comunidade escolar, que prestará o seu tributo por meio de diferentes linguagens, como textos, música, dança e desenhos.

O resultado de todo o trabalho das escolas públicas municipais poderá ser apreciado no dia 22 de agosto, a partir das 8 horas, serão apresentados pela repórter Regina Oliveira e pela secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos. E segue a partir do dia 23, com a programação a seguir.

 Programação dos conteúdos de 23 a 31 de agosto

Dia 23 – Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” – tema: Imigrações – Vozes de Muitos Lugares

              CE “Aléscio G. dos Dia 24 – Programa Integração AABB Comunidade – Tema: Negros

Dia 25 – Centro de Educação “Ranchinho” – Tema: Espanhóis

               NEJA – Tema: Espanhóis

Dia 26 – EMEF/EI “Henrique Scabello” – Tema: Italianos

              EMEF/EI do Campo “Hermínio Pagôtto” – Tema: Espanhóis e Italianos

               EMEF/EI do Campo “Eugênio Trovatti” – Tema: Italianos

Dia 27 – Centro de Educação “Piaquara – Prof. Lectícia Vitta Filpi” – Tema: Árabes

Dia 28 – EMEF/EI “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro” – Tema: Japoneses

              EMEF/EI do Campo “Maria de Lourdes da Silva Prado” – Tema: Japoneses

               EMEF “José Roberto Pádua de Camargo” – Tema: Japoneses

Dia 29 – Centro de Educação “Fundecitrus” – Tema: Latino-americanos

Dia 30 – EMEF “Olga Ferreira Campos” – Tema: Latino-americanos

               Programa Integração AABB Comunidade – Tema: Africanos – Imigrantes na contemporaneidade

Dia 31 – EMEF “Rafael de Medina”

                Entrevista com o escritor José Carlos Marcolino Silva

              Autor da História em Quadrinhos – Araraquara – A Morada do Sol