Participe das Oficinas Culturais de maneira virtual

Violão, Percussão e Contação de Histórias da Terceira Idade estão na agenda; atividade

30

As Oficinas Culturais Municipais, agora no formato digital, estão com uma programação diversificada para toda a família: das crianças aos mais idosos, com atividades que buscam contemplam a todos. Realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, as Oficinas podem ser conferidas por meio do canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube, com link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara). As aulas têm início às 15 horas.

Nesta sexta-feira (dia 09), haver√° a oficina de “Inicia√ß√£o ao Viol√£o”, com o professor Anderson Senapeschi “Alem√£o”. Depois, na pr√≥xima semana, ser√£o realizadas as oficinas: Percuss√£o, com Beto Oliveira (dia 12); Percuss√£o para iniciantes, com Julio Lima (dia 14) e Conta√ß√£o de Hist√≥rias da Terceira Idade com Marcela Barbosa (dia 16).

O educador Anderson Senapeschi “Alem√£o” apresenta sua videoaula para “Inicia√ß√£o ao Viol√£o” atrav√©s da escrita musical, abordando a leitura de partituras. Para tanto, juntamente com o educador Luiz ser√£o exemplificados os exerc√≠cios no viol√£o. Tamb√©m ser√£o passados alguns t√≥picos como: a nomenclatura das partes que comp√Ķe o viol√£o, explica√ß√£o sobre pauta ou pentagrama musical, clave, compasso, tempo, postura de sentar, como segurar o viol√£o, digita√ß√£o de m√£o direita. Ainda, no desenvolvimento da aula “Alem√£o” vai explicar o nome das cordas soltas do instrumento e criar um exerc√≠cio usando as tr√™s primeiras cordas do viol√£o dispostas no pentagrama musical.

Na pr√≥xima semana, o professor Beto Oliveira, na oficina de Percuss√£o do dia 12, destaca: “Instrumentos alternativos na r√≠tmica brasileira” e “Introdu√ß√£o ao samba e seus instrumentos”. Na primeira parte, Beto apresenta op√ß√Ķes de materiais recicl√°veis e alternativos para a substitui√ß√£o de instrumentos, como: pandeiro, ganz√°, tamborim, agog√ī¬† – entre muitos outros da cultura percussiva brasileira. Depois, na introdu√ß√£o ao samba, ir√° trabalhar com instrumentos de m√£o – como os j√° citados – construindo as primeiras grades r√≠tmicas.

No dia 14 √© a vez da oficina Percuss√£o para iniciantes, com Julio Lima. De acordo com o professor, a ideia desta live √© apresentar a m√ļsica de maneira bem simples, buscando uma forma descontra√≠da para conhecer figuras r√≠tmicas. Julio lembra que com o conhecimento simples, do pandeiro, por exemplo, j√° √© poss√≠vel realizar uma levada de Samba. Tamb√©m, o professor ir√° aplicar uma simples din√Ęmica de voz e movimento para mostrar como √© poss√≠vel utliizar o corpo e a m√ļsica.

Por fim, no dia 16, a professora Marcela Barbosa realiza uma conta√ß√£o de hist√≥rias, com conte√ļdo apresentado nas oficinas de conta√ß√£o de hist√≥rias da terceira idade: s√£o os “Contos de Malasartes”, com as hist√≥rias “A Sopa de Pedras” e “O P√°ssaro Lap√£o” – ambas com enredo caipira, permeadas de presepadas do universo popular, j√° conhecidas pelos alunos da professora Marcela. A hist√≥ria “A Sopa de Pedras” fala sobre o dia em que Pedro Malasartes pregou uma pe√ßa numa senhora sovina, enquanto “O P√°ssaro Lap√£o” conta sobre o dia em que Malasartes quis vingar as cabras de sua vizinha, fingindo ter pego debaixo do chap√©u o p√°ssaro Lap√£o, o p√°ssaro mais caro do mundo.

O programa Oficinas Culturais, desde o final de agosto, vem sendo realizado em plataforma digital, apresentando toda semana uma ou mais linguagens artísticas, em programas curtos com o tempo máximo de 20 minutos. As Oficinas são apresentadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 15 horas. Com atividades de fácil acesso, podem ser realizadas com o material que geralmente se tem em casa.

√Č importante lembrar que as oficinas s√£o destinadas a iniciantes e tamb√©m a quem j√° tem habilidade e s√£o atividades que criam oportunidades para a fam√≠lia se reunir em busca de entretenimento por meio da arte. S√£o variadas linguagens, como: artesanato, teatro, dan√ßa, m√ļsica, artes pl√°sticas, poesia – entre outras. Toda a programa√ß√£o √© gratuita.

SERVIÇO:

Oficinas Culturais Municipais

Local: canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara)

Hor√°rio: 15 horas

Programação:

09/10 (sexta): “Inicia√ß√£o ao Viol√£o”, com Anderson Senapeschi “Alem√£o”

12/10 (segunda): Percuss√£o, com Beto Oliveira (dia 12)

14/10 (quarta): Percuss√£o para iniciantes, com Julio Lima

16/10 (sexta): Contação de Histórias da Terceira Idade com Marcela Barbosa

Programação gratuita