Núcleo de Formandos da EMD apresenta ‘Nina – Tudo Precisa Mudar’

16

O Núcleo de Formados e Formandos da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira realiza apresentação do espetáculo “Nina – Tudo Precisa Mudar” neste domingo, 24 de novembro, às 19 horas, na própria Escola Municipal de Dança.

O espetáculo “Nina – Tudo Precisa Mudar” conta a história da cantora negra Nina Simone – uma das vozes femininas mais marcantes do século XX que, muito rapidamente, daria voz à luta pelos direitos civis dos negros americanos.

Nina Simone é Eunice Kathleen Waymon e nasceu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos em fevereiro de 1933. Seu talento para a música revelou-se tão precoce quanto a sua personalidade forte e combativa. Ainda na infância, num recital de piano em que se apresentava, recusou-se a tocar porque seus pais, por serem negros, foram forçados a se sentar ao fundo da plateia. A menina não tocou até eles estarem novamente na primeira fila.

Sua luta teve outros momentos tristes, dentre eles, quando lhe foi recusada a vaga para estudar piano clássico em um instituto de música erudita da Filadélfia, devido à cor de sua pele. Apesar de sempre carregar o sonho de ser uma pianista clássica, o espaço em que Eunice se tornaria Nina Simone foi o dos bares de Atlantic City onde tocava jazz e, por força dos proprietários, começaria a cantar.

Carlos Fonseca, coordenador artístico da EMD e diretor do espetáculo, conta que a questão do preconceito racial transcende fronteiras nacionais, é maior que diferenças idiomáticas e tampouco respeita paisagens. “Quando pensamos nas Américas então, ela carrega uma cicatriz maior que a própria pele: a vergonha do sequestro e tráfico de pessoas para serem vendidas como escravas num processo desumano que durou mais de três séculos”, aponta. “Homenageando Nina, desejamos também homenagear todos os povos e cada pessoa que sente na pele cotidianamente o preconceito, seja explícito, seja velado”.

O elenco de “Nina” conta com: Ari Tchélio da Silva Júnior, Brenda Raynara, Camila Constância, Carolina Veja, Drielli Crispin, Elizabeth Corrêa, Ellyn Lago Paulino, Glória Maria, Isabelle Santos, João Ferreira, Júlia Bonfim, Júlia Silva, Letícia Rodrigues, Mirelle Francisco, Matheus Silva, Rodrigo Canela, Sthefany Henrique, Taunai Viana, Thais Monalise, Vitória Silva e Vitor Silva.

A ficha técnica também conta com a participação de: Eliézer Santos (edição de audiovisual), Rafaella Berto Pucca (operação de luz), Vívian Tavares (operação de vídeo). Carlos Fonseca, além da direção, assina a concepção do espetáculo, sendo as coreografias dele e do elenco.

Os ingressos para “Nina – Tudo Precisa Mudar” têm o valor de R$ 5,00 e estão disponíveis na secretaria da escola. A EMD está localizada na Av. Vicente Jerônimo Freire, 22, na Vila Xavier.

Núcleo – Vale destacar que o Núcleo de Formados e Formandos da EMD foi formado em 2009, um ano após a formatura da primeira turma de alunos da EMD. O trabalho com alunos formados, aos sábados pela manhã, é realizado para que eles não percam o contato com a dança e continuem alimentado o sonho de serem bailarinos profissionais. Muitos alunos formados já passaram pelo Núcleo.

“Entre o primeiro espetáculo, ‘Amazoniar-se’, dançado em dezembro de 2009 no SESC e o espetáculo que hoje comemora os 10 anos de sua existência, alguns se profissionalizaram, outro já está dançando na Rússia, outros se tornaram também professores de dança e alguns seguem conosco desde o começo deste projeto. É muito gratificante ver alunos que agora, nesta nova fase de estudos que o Núcleo representa, tenham o seu potencial completamente desperto e reconhecido”, explica o diretor.

É assim que o Núcleo de Formados e Formandos da EMD já é uma presença reconhecida na cena da dança araraquarense e representa a continuidade do processo de democratização que a própria EMD representa.

“Nina – Tudo Precisa Mudar” é o sétimo espetáculo do Núcleo, que ainda tem em seu repertório as seguintes montagens: “Amazoniar-se”, “Sedes”, “Auto de Natal”, “Atrás do Pensamento”, “O Ofertório da Missa dos Quilombos”, “Nuvens de Algodão” e, agora, “Nina – Tudo Precisa Mudar”. O grupo já obteve premiações no Salto Dance Festival e no Festival de Dança de Araxá.

 

SERVIÇO:

Estreia do espetáculo “Nina – Tudo Precisa Mudar”

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

Datas: 24 de novembro (domingo)

Horário: 19 horas

Ingressos: R$ 5,00 – disponíveis na secretaria da EMD