Festival Internacional de Dança tem início neste sábado (19)

Trabalhos audiovisuais e encontro de pesquisadores marcam abertura do festival nas plataformas digitais

24

 

Neste sábado, 19 de setembro, Araraquara celebra mais uma vez a linguagem da Dança, com a realização da 20ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, que segue com atividades até o dia 27 deste mês.

Produzido por meio de plataforma digital, o evento promove um grande encontro de saberes por meio de lives (apresentações ao vivo) realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, com a curadora convidada  Gilsamara Moura.

Araraquarense, bailarina, professora e pesquisadora, Gilsamara Moura traz para o festival a proposta em forma da equação: “Afeto+CORpo+Desigualdade+Água+Resistência=ACORDAR”, propondo  uma série de encontros, por meio de lives, com artistas de Araraquara que, por sua vez, convidam pesquisadores, pensadores e outros artistas brasileiros e estrangeiros para serem provocados e que possam desdobrar em estudos posteriores a partir das questões: o que precisa ACORDAR em nós? Quais os ACORDOS necessários do nosso CORação?

Com três eixos na programação, as atividades dialogam e constroem um tecido artesanal de afetos e caminhos possíveis, com conversas, encontros, discursos e redes. A programação apresenta 10 lives, mais minicurso, lançamento de livro e exibição de audiovisuais.

“Encontros” é o Eixo 1, com conversas sobre modos de olhar para corpos hoje. Aqui, artistas de Araraquara se encontram com outras vozes do mundo em 8 lives.

O Eixo 2 – “Percursos” – propõe conversas sobre modos de percorrer o ensino e a criação em dança nas infâncias e juventudes, com duas lives no dia 27 mediadas por Carlos Fonseca (Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira).

“Voos” é o nome do Eixo 3, apresentando “discursos, narrativas e voos em Dança na cidade de Araraquara”. A programação apresenta: minicurso artístico de Balé Clássico; vídeos do edital de fomento municipal, com artistas, grupos, escolas de dança de Araraquara apresentando seus discursos e modos de mover em Dança; lançamento da coletânea “Ágora: modos de ser em Dança – infâncias e juventudes – Vol. 3, uma edição especial para crianças e jovens; e o lançamento do vídeo “Gestus 30 anos”, grupo de dança contemporânea que teve sua trajetória marcada pelo FIDA.

De 23 a 27 de setembro serão exibidos os vídeos selecionados por meio de edital de fomento municipal. Participam: “Sopro”, de Beatriz Borghi (dia 23); “Morada da Saudade”, de Vita Pereira (dia 24); “Respirar”, de Suelen Cristina dos Santos (dia 25); “Empoderamento feminino através da dança com espada”, de Valéria Dias Pestana (dia 26); “Nada a Fazer”, de Irail Rezende e Rodolfo Groppo (dia 27); e “Duas é Par”, de Julianetti & Silva (dia 27).

Toda a programação do FIDA pode ser acompanhada pelo canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com o link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara).