#ellaumamulhersingular espetáculo inédito de Geórgia Palomino estreia dia 30 de outubro

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP apresenta o espetáculo de dança que discute a força da mulher

42

Descobrir. Reconhecer. Desconstruir. Reconstruir o ser mulher. Esta é a temática do filme #ellaumamulhersingular, da bailarina e performerGeórgia Palomino, que estreia no canal do youtubeElla Comportada, em 30 de outubro, às 21h.

Projeto realizado por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o #ellaumamulhersingular é um filme inédito de Dança a partir do manifesto feminista, em forma de lambe-lambe, intitulado #umamulhersingular #oquefazumamulher, da vencedora do prêmio Jabuti 2016, Natalia Borges Polesso, e dialoga com as investigações realizadas pelas bailarinas e coreógrafas Geórgia Palomino e Mônica Lira.

O filme apresenta a emergência de discutir o gênero feminino e as relações de poder da sociedade patriarcal. É uma ferramenta que chama para ação, desconstruindo atuais padrões e construindo novos olhares pela ótica feminista. Por meio da dança e sua sutileza poética, trata de assuntos delicados, porém profundos, principalmente sobre a violência de gênero, sua pluralidade e a revisão de velhos conceitos.

Durante este novo processo de diálogo entre dança e literatura, com #ellaumamulhersingulara bailarina Geórgia ressignificou mais uma vez o seu ser mulher. “Esse projeto traz a voz, a força, a luta e a resistência das mulheres contra opressões e imposições desta sociedade patriarcal, machista e misógina. Traz na força dessas múltiplas mulheres que fomos, que somos e seremos. As infinitas possibilidades de sermos e estarmos! Como diz o texto de Natália: Uma mulher é uma mulher que se torna uma mulher que se entorna uma mulher todos os dias!”

O filme apresenta a força das várias mulheres e das possibilidades de ser. “Nós somos mulheres muito complexas e plurais, no entanto, cada uma com suas singularidades. O filme é um grito de todas as mulheres! Que assim possamos refletir o que nos oprime, o que nos cala, o que nos molda, o que nos ‘encaixota’ e romper, e porque não corromper, tais estruturas massificantes que a sociedade heteronormativa exige de nós mulheres”, enfatiza Geórgia.

A bailarina explica que todo o espetáculo estava sendo produzido para apresentações no palco e ao vivo, no entanto, foi adequado para o audiovisual devido às restrições impostas pelos Protocolos de Segurança para a pandemia de Covid-19.

Uma das principais características na criação do projeto, que sempre esteve presente no desde seu início dos trabalhos, foram as parcerias com vários artistas locais de diversas linguagens, incluindo a Dança, intervenção urbana, teatro e audiovisual, como também a equipe que é formada, em sua maioria, por mulheres interligando as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País.

Como continuidade do #ellaumamulhersingular, além do filme, faz parte da agenda o webinarEllas Dialogam que acontecerá em novembro e uma oficina marcando o Dia Internacional para eliminação da violência contra as mulheres, em parcerias com os Centro de Referência e Assistência Social; Centro de Referência das Mulheres e Centro de Referência LGBTQIA+, da Prefeitura Municipal de Araraquara.

Ficha Técnica

#ellaumamulhersingular

Performance: Geórgia Palomino

Direção de Fotografia: Monique Duarte

Assistente de Filmagem: Felipe Dias

Edição: André Vernieri

Roteiro: Geórgia Palomino

Dramaturgia do Corpo: Mônica Lira

Trilha Sonora: Luiza Fittipaldi e Nana Milet

Figurino e Cenografia: Rangeu

Maquiagem: Mariana Basso

Design Gráfico: Marina Amaral

Colaboração Coreográfica: Wendy Moretti

Comunicação: Rita Alves

Direção do Processo: Weber Fonseca

Produção: Geórgia Palomino e Weber Fonseca

Assistente de Produção: Rangeu

Apoio:

Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara

Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública

Centro de Referência e Assistência Social

Centro de Referência das Mulheres

Centro de Referência LGBTQIA+

Pousada São Pedro

Mercado Eufrásio Barbosa

Adams Rezende – cabeleireiro

Carolina Martins – manicure