Confira as atividades do Parque Vivo para o final de semana

Atividades no Parque do Botânico são destinadas à toda família

190
As atividades do final de semana se encerram com “Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê”

O programa Parque Vivo, realizado aos finais de semana no Parque do Botânico, traz diversas atividades para o final de semana. No sábado (dia 07), a programação começa com a “Escuta no Parque”, às 9h, enquanto à tarde haverá: “Grupo de apoio ao parto – relatos de parto”, às 15h, e o “Pilates no Parque”, às 16h. Para o domingo, as opções são: o “Yoga Cerebral”, às 10h, e “Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê”, às 15h30. Toda programação é gratuita e aberta para interessados em geral.

No sábado cedo, a partir das 9 horas, um grupo voluntário de psicólogos realiza “Escuta no Parque”, oferecendo acolhimento psicológico por meio de escuta clínica. Os objetivos da atividade visam oferecer um espaço de escuta, acolhimento e cuidado aberto, por meio de orientações psicológicas e, assim, promover o acesso dos participantes às informações, conhecimento e compreensão dos próprios dilemas, desmitificando assuntos ligados à saúde mental. A atividade segue até às 11 horas.

Novidade na programação do Parque Vivo, o “Grupo de apoio ao parto – relatos de parto” chega à programação às 15h do sábado, com uma roda de conversa apresentando relatos dos nascimentos, em um piquenique cheio de histórias. É solicitado aos participantes levarem: algo para comer (para um lanche compartilhado entre os presentes) e também uma canga/toalha para sentar. A atividade é uma realização do Movimento pela Humanização do Parto em Araraquara e a estimativa é que o encontro siga até 17h.

O “Pilates no Parque”, às 16h, com a equipe da Transformare, propõe uma aula aberta para interessados de todas as idades. Serão aproximadamente 50 minutos da prática de exercícios que envolve flexibilidade, força e concentração baseada no Método Pilates. Vale destacar que alguns exercícios são realizados no chão e é recomendado que cada participante leve sua canga, toalha, colchonete, mat – ou outros (para deitar e sentar).

A programação do domingo começa com Yoga Cerebral, às 10 horas. Sob orientação do professor Jeferson Moreira Junior, o Yoga Cerebral compreende um conjunto de exercícios desenvolvidos a partir de muitas pesquisas que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo, tendo como principal finalidade desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória poderosa e eficiente. A prática envolve concentração, atenção e movimentos, sendo os exercícios realizados de maneira lúdica, resultando em uma vivência simples e, ao mesmo tempo, enriquecedora. Importante destacar que o Yoga Cerebral desenvolve o autocontrole emocional e previne contra a anosognosia (falha temporária de memória) e doenças neurodegenerativas, tais como o Mal de Parkinson e Alzheimer.

As atividades do final de semana se encerram com “Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê”, com a equipe da Escola Tigres Hotokan ministrando uma aula de técnicas de Defesa Pessoal da Arte do Karatê. A estimativa é que a atividade, com início às 15h30, siga até 16h30.

Toda a programação é gratuita. O Parque Vivo – criado por meio da iniciativa popular – vem apresentando atividades semanalmente no Parque do Botânico. Com apoio da Prefeitura de Araraquara e ComTexto Comunicação, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara.

O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/n°, no Jardim Botânico.