Atriz araraquarense tem seu nome atribuído a praça da cidade

108

Atriz que deu vida a personagens do genial Nelson Rodrigues, militante da arte com atuação política para proporcionar espaço e reconhecimento para artistas araraquarenses, artesã de grande repercussão, mulher forte e independente junto com a comunidade artística. Esses são alguns dos motivos que fizeram com que Teresinha Laurinda de Jesus Negrini fosse identificada para ter seu nome registrado publicamente na cidade, denominando uma praça pública em um novo bairro.

 

O projeto, de autoria do vereador Toninho do Mel (PT), foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. A praça fica no recém-criado Residencial Alamedas, localizado no lado sul do Parque São Paulo e Jardim Altos de Pinheiros. O evento de inauguração da Praça acontece neste sábado, dia 30 de março.

Teresinha nasceu em Araraquara e foi atriz do grupo de Teatro Jatobá, onde se notabilizou interpretando personagens do ‘maldito’ (apelido de Nelson) escritor, jornalista e dramaturgo pernambucano que revolucionou o teatro brasileiro com a exploração do cotidiano e críticas à sociedade. Por sua interpretação, a atriz araraquarense recebeu convite do renomado diretor de teatro Antunes filho para participação em um de seus espetáculos. Atuou também na Companhia Texc de teatro, entre outras.

No campo político, atuou para que artistas araraquarenses tivessem seus espaços reconhecidos por meio da Fundação Pau de Arara, instituição fundamental no final dos anos 80, por abrir espaços e reconhecimento aos artistas locais. Seu trabalho artístico foi de uma militante, sempre no campo progressista e com pensamentos para o coletivo. Teresinha faleceu em agosto de 2016.

 

“Fico muito honrado por fazer esta homenagem. É muito importante que uma cidadã com esta história tenha seu nome lembrado para sempre em nossa comunidade, como um ato de reconhecimento e respeito”, apontou o autor do projeto, vereador Toninho do Mel, que convida os moradores das regiões do Parque São Paulo, Jardim Alto de Pinheiros e demais cidadãos para o evento de inauguração, que ocorre neste sábado (30), com atividades para as crianças, a partir das 9 horas da manhã.