Artista Maria Bonomi visita Araraquara nesta terça-feira

628

Colaboração- Célia Pires

Nessa tarde de terça- feira,22, a artista Maria Bonomi estará em Araraquara para uma roda de conversa, às 15h30, na Câmara Municipal, mas antes às 14 visitará a 5ª Bienal Internacional de Gravura Livio Abramo, na Casa da Cultura Luis Antônio Martinez Correa.
 A artista Plastica italo-brasileira Maria Anna Olga Luisa Bonomi, apresenta trabalhos como gravadora, escultora, pintora, Muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. 
Em 1954  se  iniciou na gravura com Lívio Abramo e está presente na 5ª Bienal Internacional de Gravuras de Araraquara que leva o nome do artista.
Vale ressaltar que Maria Bonomi é a guardiã da memória e obra do araraquarenseLívio Abramo de quem foi aluna e amiga por toda vida. “Para mim o tempo está passando muito depressa e resta pouco.Por isso acho que divulgar e intercambiar o mais possível para festejar esse maravilhoso que vocês de Araraquara fazem pelo município”, ressalta a artista.
Bonomi virá acompanhada da arquiteta Patricia Dacca que patrocinou e produziu as litos de Lívio Abramo em São Paulo e da Professora Mayra Laudanna grande conhecedora de gravura e autora dos dois livros que referenciam a obra de Maria Bonomi, além de participarem da roda de conversa.

Expressando valores

Maria foi aluna de Livio.Hoje é guardiã de seu legado
Maria foi aluna de Livio.Hoje é guardiã de seu legado

A abertura da 5ª edição da Bienal Internacional de Gravura ‘Livio Abramo aconteceu no dia 30 de novembro na Casa da Cultura Luis Antonio Martinez Correa, pretende, de acordo com a organizadora da mesma, Rita Michelutti,destacar os alunos de Lívio no Paraguai e homenagear Maria Bonomi sua aluna, amiga e guardiã de seu legado.” Ele viveu trinta anos no Paraguai e durante este período enviava cartas a Maria.Relatos incríveis.Ela  disponibilizou algumas para exposição.Fiquei bastante emocionada”, afirma Rita que acrescenta que a mostra se propõe a homenagear e preservar a memória do artista araraquarense Lívio Abramo, além de divulgar a arte e artistas fundamentais que trabalham a linguagem da gravura.

Rita cita uma frase de Lívio que diz que a Arte tem que estar a serviço de uma ideia e a ideia só tem valor quando expressa valores humanos.
Vale ressaltar que a exposição  realizada pela Prefeitura de Araraquara através da  Secretaria de Cultura e Fundart se encerra no dia 30 de janeiro de 2019.