Unidade especializada presta atendimento gratuito pelo SUS a pessoas com autismo

Centro Municipal de Referência do Autismo oferece atendimento multidisciplinar aos pacientes, e funciona no Jardim Dom Pedro I

30

A Secretaria Municipal da Sa√ļde possui uma equipe especializada de profissionais que atuam em diferentes √°reas para proporcionar atendimento multidisciplinar, por meio do SUS (Sistema √önico de Sa√ļde), √†s pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Inaugurado em agosto deste ano, o Centro Municipal de Refer√™ncia do Autismo est√° localizado na Rua Nove de Julho, 3700, no Jardim Dom Pedro I, ao lado do Centro Especializado de Reabilita√ß√£o.

A unidade funciona das 8h às 11h e das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira, e está aberto aos responsáveis pelos pacientes de Araraquara interessados nos serviços oferecidos. Basta entrar em contato para agendar atendimento pelo telefone 3335-9463 ou pelo e-mail centroautismo@arararaquara.sp.gov.br

‚ÄúVale ressaltar que, em virtude da pandemia no novo coronav√≠rus, os atendimentos presenciais na unidade est√£o restritos por regras sanit√°rias‚ÄĚ, explica o coordenador de Aten√ß√£o Especializada da Secretaria Municipal da Sa√ļde, Edison Rodrigues Filho.

O Centro Municipal de Referência do Autismo oferece atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimentos individuais e em grupo. Cerca de 70 pessoas estão em acompanhamento atualmente, respeitando-se todas as medidas sanitárias necessárias.

O local promover√°, assim que as regras sanit√°rias permitirem, atividades informativas e formativas tanto para familiares quanto para profissionais respons√°veis pelo atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Al√©m disso, o Centro tamb√©m realizar√° encaminhamentos dos pacientes a equipamentos p√ļblicos de refer√™ncia especializados no atendimento ao TEA disponibilizados em diversas √°reas, incluindo sa√ļde, educa√ß√£o e assist√™ncia social, al√©m de associa√ß√Ķes n√£o governamentais relacionadas √† causa.

Autismo

O TEA √© caracterizado por dificuldades na socializa√ß√£o, na comunica√ß√£o e no comportamento, e √© mais comum em meninos. A condi√ß√£o afeta cerca de 70 milh√Ķes de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milh√Ķes somente no Brasil.

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave, sendo possível trabalhar medidas que proporcionam um grande avanço na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas.

As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.