Tubulação rompe e 18 mil litros de esgoto são despejados por minuto no Córrego do Ouro

DAAE inicia acesso ao interceptor de esgotos do Ribeirão do Ouro

311
Esgoto está sendo despejado no Córrego do Ouro (Foto: Assessoria)

O Daae abriu o acesso na mata para chegar até o trecho de cerca de cinco metros de tubulações do interceptor de esgoto do ribeirão do Ouro, no Jardim Tamoio, na manhã desta sexta-feira hoje (28).
De acordo com o Daae, os caminhões com as pedras pulmão (rachão) chegaram pela manhã e à tarde ao local. Enquanto isso, o material para o reparo do interceptor está sendo preparado.
Após as fortes chuvas da noite dessa quarta-feira (26) e da madrugada de quinta-feira (27), ocorreu o rompimento de cinco metros de tubulação do interceptor de esgotos do córrego do Ouro, próximo a Rua Imaculada Conceição (Rua 12), no Jardim Tamoio, devido à erosão e deslizamento do talude.
Por meio da Diretoria Técnica e Operacional, o Daae está providenciando as estratégias técnicas para solucionar o problema o mais breve possível, como: providenciar um acesso ao local, encharcado pelas chuvas; realizar contenção (apoio) com pedra pulmão (rachão) para estabilizar o terreno; refazer o trecho danificado, fazer o reaterro e recompor a vegetação. Ressaltando que a área onde ocorreu o rompimento é de alto risco, sujeita às inundações, considerando as fortes chuvas registradas e previstas para os próximos dias.
O Daae, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, fez o comunicado à Cetesb e está providenciando a emissão da autorização emergencial para intervenção na Área de Proteção Permanente (APP), de modo a regularizar o acesso e obra a serem executados.
Além disso, o Daae está fazendo a coleta de amostras de água do ribeirão a montante (acima) e a jusante (abaixo) do rompimento para monitorar a qualidade da água, que não é utilizada para consumo. A autarquia está envolvendo todas as suas diretorias para a execução desta obra, visando minimizar transtornos e iniciar o reparo o mais breve possível.