Semana de prevenção a acidentes com escorpiões termina hoje

84

Com os palestrantes Edson Maria Torres e Rodrigo Ilho, a 1ª Semana de prevenção a acidentes de escorpião terminará nesta sexta-feira (28) na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O evento será das 9h às 11h e aberto ao público. A entrada é gratuita.

Cerca de 250 pessoas participaram da semana que teve início na segunda-feira (24) e prosseguiu com horários alternados (9h e 15h) para atender os setores da prefeitura de Araraquara e das prefeituras da região, entre elas Ibitinga, Iacanga, Rincão e Descalvado.

Segundo Torres, que atua no Centro de Controle de Fauna Sinantrópica, da Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara, os temas abordados foram relacionados ao escorpião desde a sua reprodução, habitat, alimentação, predadores, prevenção, picadas e sintomas, importância da captura e medidas preventivas.

Para a agente de controle de combate as endemias Rafaela Cristina dos Reis, que atua no Controle de Vetores da Vigilância em Saúde, a semana representa um ótimo aprendizado.

“Nós temos uma equipe que vistoria casa a casa e o palestrante alertou que aplicar veneno não resolve os problemas, pois os escorpiões migram para outro local. Também temos uma equipe que está atuando com pessoa do Sinantrópicos no DER na captura dos animais peçonhentos. As palestras foram esclarecedoras e desenvolvidas por profissionais competentes”, observou.

Urgência e emergência
Em caso de picadas de escorpião e outros animais peçonhentos, é preciso procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento, em Araraquara, a UPA Vila Xavier, na Avenida José do Patrocínio, 600. Aberta 24 horas. O tratamento é gratuito. Contato para informações: telefone 3305-1500.