Santa Casa está com ocupação de leitos para Covid-19 em 100% na enfermaria e 90% na UTI

Araraquara registrou mais 36 casos de Covid-19, neste sábado (22)

117

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 22 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Neste feriado que marca os 203 anos de Araraquara, o Comitê se mantém em alerta, acompanhando os estudos sobre o avanço da transmissão do novo Coronavírus na cidade e da capacidade hospitalar nas redes pública e privada.

E, diante do ritmo de evolução da doença, a orientação continua sendo para que a população se mantenha em isolamento social no fim de semana. Se houver necessidade de sair, é obrigatório o uso de máscara e é fundamental a atenção com os cuidados com higienização e distanciamento social.

Reforçamos que é grande o risco de transmissão da doença em eventos particulares, incluindo festas, reuniões e encontros familiares, que ocorrem principalmente aos sábado e domingos. Eles também devem ser adiados, como medida de proteção à vida.

As ações de fiscalização do decreto municipal de calamidade pública no município foram intensificadas e as equipes continuarão circulando pelos estabelecimentos comercias e de serviços, cobrando o cumprimento rigoroso das normas e protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

O município se preparou para o enfrentamento do novo Coronavírus, mas a população precisa colaborar para que a transmissão da doença diminua e vidas sejam salvas.

Reforçamos ainda que, por conta da queda acentuada das temperaturas neste final de semana O Comitê pede a colaboração da população, para que entre em contato com o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), caso encontre pessoas em situação de rua. As equipes irão até o local para abordar a pessoa e oferecer serviço de acolhimento.

A Central de Atendimento do SEAS funciona 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados, pelo telefone (16) 3336-7510.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou mais 36 casos de Covid-19, neste sábado, dia 22 de agosto. Portanto hoje, são 2.868 casos confirmados. Do total de confirmados, 295 permanecem em quarentena e 2.547 já saíram. Aguardam resultado de exames 208 amostras.

Hoje, 65 pacientes estão internados. Destes, 47 estão em enfermaria – 09 suspeitos e 38 casos confirmados. E 18 pacientes estão internados em UTI – 8 suspeitos e 10 confirmados. Do total de 65 internados, 48 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 47,95% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 100% na enfermaria e 90% na UTI.

No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos na UTI é de 95% e na enfermaria é de 100%.

O Hospital de Campanha tem hoje 14 pacientes na enfermaria. Foram notificados, até o momento, 26 óbitos decorrentes de Coronavírus. O mais recente é o de uma senhora de 61 anos, que apresentava diversas comorbidades e estava internada em hospital de nossa cidade. Um óbito suspeito e que estava sendo investigado, foi descartado após exame.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)