Raízen produz e doa álcool para higiene e segurança das eleições municipais

Doação conta com apoio de marcas como a Coperalcool, vai atender aos eleitores de todo o território nacional e contribui para o exercício da cidadania em meio à pandemia de Covid-19

53

Diante da pandemia de Covid-19, a cidadania corporativa tem sido essencial para minimizar os impactos na sociedade, e após ter doado mais de 1,5 milhão de litros de álcool para assepsia de hospitais e órgãos públicos em mais de 100 cidades, a Cosan, por meio da Raízen, agora assume a missão de doar álcool gel e álcool 70% para os eleitores em todas as zonas eleitorais do País, contribuindo assim, para evento fundamental do processo democrático brasileiro. As eleições municipais acontecem nos dias 15 e 29 de novembro – 1º e 2º turnos, respectivamente.

A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, vem atuando de forma ativa em diversas frentes solidárias desde o início da pandemia e, com a aproximação das eleições deste ano, se uniu a uma força tarefa de empresas e entidades com o objetivo de garantir uma atuação segura em zonas eleitorais de todo território nacional. Com isso, a empresa doará 2,2 milhões de frascos de álcool em gel para serem utilizados pelos eleitores e 420 mil frascos de álcool 70% para assepsia dos locais de votação, distribuídos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O processo de doação contará com o apoio de parceiros importantes, como a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e a Companhia Nacional de Álcool (CNA), que contribuirá com parte das matérias-primas e a industrialização do álcool em gel e álcool 70%. Toda a logística da operação que levará o produto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) será organizado pelas empresas doadoras.

A Raízen, em um movimento de articulação da iniciativa privada para garantir o fornecimento de produtos e operações essenciais do País, já doou mais de 1,5 milhão litros de álcool 70% para 98 hospitais de 119 cidades em 9 estados, como São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais.

“Estamos em um cenário que demanda colaboração mútua para somar forças e habilidades, e as parcerias que firmamos se empenham em disponibilizar nossa expertise para contribuir com um momento de extrema importância no País. O tempo é de união e esforço para ultrapassar barreiras e minimizar os impactos da pandemia”, afirma Ricardo Mussa, presidente da Raízen.

Segundo o chefe de operações da Coperalcool, Júlio César Alonso, “essa ação retrata o perfil da empresa, que sempre trabalhou para garantir que a democracia seja preservada e deu oportunidades não só a todos que desejam trabalhar nas eleições, mas também a todos eleitores que querem valorizar essa democracia e a cidadania por meio do voto, de forma segura, não comprometendo a saúde própria e de seus familiares”.

Sobre a Raízen

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável. É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 7.300 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.