PS do Melhado passa a atender casos suspeitos de Covid-19 na segunda-feira (16)

Leitos de observação e estabilização serão utilizados para pacientes com suspeita de coronavírus encaminhados pela UPA da Vila Xavier

30

O prédio do Pronto-Socorro do Melhado, que será reaberto como uma unidade de estabilização e retaguarda para o sistema de urgência e emergência do município até o final do ano, terá uma ala destinada a atendimento de Covid-19 já em funcionamento a partir desta segunda-feira (16).
Serão 21 leitos, sendo 18 de observação e três de estabilização. As obras para reabertura completa da unidade estão na fase de acabamento, mas duas alas do imóvel foram destinadas para casos suspeitos do novo coronavírus e já passarão a atender na semana que vem. Até o final de semana serão feitas as últimas adequações e a sanitização do prédio.
Os leitos de Covid-19 do Melhado substituirão a estrutura que foi utilizada por seis meses na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier. Entre abril e outubro, mais de 300 pacientes foram atendidos na instituição, que fica em frente ao polo de triagem da UPA da Vila Xavier. O imóvel foi devolvido à igreja para que ela pudesse retomar suas atividades religiosas.
Nessa quinta-feira (12), a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, fez uma visita ao prédio do Melhado e apresentou a estrutura de enfrentamento à Covid-19 a jornalistas de veículos de imprensa de Araraquara.
“Essa estrutura vem substituir os leitos que tínhamos na capela. Aproveito para agradecer a todos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pela cessão daquele espaço por sete meses. Agora trouxemos os leitos para o Melhado, onde serão atendidos pacientes suspeitos de coronavírus”, afirmou Eliana.
“Nós temos quartos individualizados para que os pacientes se sintam acolhidos. Se necessitarem, eles vão para outras instituições, como a Santa Casa e o hospital de campanha (Hospital da Solidariedade). Temos três leitos de estabilização completos, com respiradores e monitores, para que ninguém corra risco de perder a vida. É um espaço que complementa nossa estrutura contra o coronavírus”, explicou a secretária.
Os moradores de Araraquara que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando diretamente a UPA da Vila Xavier, que é o polo de triagem do atendimento. A unidade do Melhado apenas receberá pacientes transferidos da Vila Xavier e que estejam precisando de cuidados enquanto aguardam o diagnóstico.
Também estiveram na visita a coordenadora de Gestão da Secretaria de Saúde, Joice Nogueira, e a diretora técnica da Fungota (que fará a gestão da unidade), Emanuelle Laurenti.