Programa do Governo do Estado vai capacitar motofretistas e facilitar compra de motos

O 'Motofretista Seguro' vai oferecer mais proteção social à categoria e contribuir para o exercício mais seguro da profissão

25

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Detran.SP, lançou nessa segunda-feira (21) uma iniciativa pioneira que possibilita crédito, facilidades de financiamento e formação para os motofretistas, investindo na construção de uma rede de proteção para a categoria. O Programa Motofretista Seguro oferece ainda oportunidade de regularização da documentação necessária para o exercício mais seguro da profissão.

A categoria contar√° com benef√≠cios para aquisi√ß√£o de equipamentos de seguran√ßa (EPIs), essenciais para a pr√°tica do trabalho. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Rede Lucy Montoro, 57% das v√≠timas de tr√Ęnsito com sequelas s√£o motociclistas e, hoje, os acidentes envolvendo esse modal s√£o quatro vezes superior aos de carros. O an√ļncio foi feito pelo governador Jo√£o Doria, durante entrevista coletiva no Pal√°cio dos Bandeirantes.

“O servi√ßo de delivery no estado de S√£o Paulo sofreu, ao longo destes meses, um crescimento extraordin√°rio, com uma fort√≠ssima ades√£o de novos usu√°rios de motocicleta na qualidade de motofrentista para prestar servi√ßos de entrega, ajudando a popula√ß√£o a ultrapassar esse per√≠odo t√£o cr√≠tico e duro da pandemia. N√≥s temos um agradecimento a fazer a milhares de motofrentistas que atuam na capital e em todo o estado”, afirmou o governador Jo√£o Doria.

Durante a pandemia de Covid-19, observa-se um aumento desses profissionais no setor informal, provocado pela perda de emprego. Dessa forma, muitos passaram a utilizar a motocicleta para entrega e distribuição de encomendas como complemento de renda.

“Al√©m de m√©dicos e enfermeiros, obviamente, os motofretistas tiveram um papel fundamental nesse per√≠odo de pandemia. Queremos oferecer condi√ß√Ķes melhores e mais seguras de trabalho para essa categoria, com a mobiliza√ß√£o dos principais atores que gravitam em torno deste assunto. A cultura da educa√ß√£o de tr√Ęnsito vai nortear nossas pol√≠ticas, com valoriza√ß√£o, reconhecimento e investimento em fiscaliza√ß√£o”, garantiu o Diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Cerca de 25 mil motofretistas ser√£o contemplados com a novidade, que comp√Ķe o conjunto de a√ß√Ķes do Governo para marcar a Semana Nacional de Tr√Ęnsito (de 18 a 25 de setembro). Neste ano, a campanha tem como mote “Sem Respeito N√£o Dirija”.

Como funciona o Motofretista Seguro 

O objetivo da ação é atender tanto os profissionais que necessitam adequar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o exercício da atividade, com a regularização de documentos, realização do curso de formação e atualização, oportunidade de práticas de aperfeiçoamento, como auxiliar com linhas de crédito especiais àqueles que precisam renovar seu veículo ou adquirir novos equipamentos de segurança.

Capitaneada pelo Detran.SP, a a√ß√£o criar√° as condi√ß√Ķes para a regulariza√ß√£o da habilita√ß√£o e do ve√≠culo, al√©m de uma forma√ß√£o adequada para os profissionais, permitindo que prestem servi√ßos de maneira mais segura. O Programa conta com recursos p√ļblicos oriundos da arrecada√ß√£o de multas e a a√ß√£o ter√° o apoio de parceiros, como SindimotoSP, Banco do Povo Paulista e Sindicato das Autoescolas (CFC).

Como participar 

Os motofretistas que precisam regularizar a situação da CNH, devem se inscrever no programa, por meio do sitewww.motofretistaseguro.sp.gov.br/ e ingressar no curso de formação desenvolvido pelo Detran. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • Idade m√≠nima de 21 anos;
  • Ter CNH;
  • Exercer atividade remunerada.

Os condutores que j√° est√£o com a CNH regularizada, poder√£o ter acesso a linhas de cr√©dito especiais junto ao Banco do Povo Paulista (BPP) e o Sebrae para aquisi√ß√£o de motos (RÔĻ© 8,1 mil) e equipamentos (RÔĻ© 3 mil), al√©m de condi√ß√Ķes diferenciadas de financiamentos com empresas parceiras do Programa. Os condutores que realizaram cursos de forma√ß√£o h√° mais de cinco anos poder√£o contar ainda com a reciclagem da forma√ß√£o. Para dar andamento √† solicita√ß√£o, basta preencher o cadastro no portal¬†www.motofretistaseguro.sp.gov.br¬†e seguir as orienta√ß√Ķes.