Prefeitura não autoriza retorno às aulas no dia 8

Araraquara registrou mais 38 casos de Coronavírus nesta sexta-feira (4)

49

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 4 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Após análise, o Comitê deliberou pelo não retorno às aulas da rede de ensino formal de Araraquara neste dia 8 de setembro. Nesse sentido, será encaminhado ofício à Diretoria Regional de Ensino informando a deliberação.

Na próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, será realizada videoconferência com prefeitos da região para que seja tomada uma posição sobre o assunto no âmbito regional.

Vale destacar que todas as decisões tomadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus têm como base os estudos realizados diariamente sobre a evolução da doença na cidade, incluindo o número de casos positivados e a capacidade hospitalar.

E como ocorre às sextas-feiras, o Comitê aguarda pronunciamento da equipe de Governo do Estado de São Paulo, a respeito do Plano São Paulo, instrumento que vem orientando o ritmo da retomada das atividades econômicas nos municípios paulistas.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 38 casos de Coronavírus nesta sexta-feira, dia 4 de setembro. Portanto, agora, são 3.357 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 252 permanecem em quarentena e 3.073 já saíram. Aguardam resultado de exames 120 amostras.

Hoje, 51 pacientes estão internados. Destes, 33 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 27 confirmados. E 18 estão na UTI – 3 suspeitos e 15 confirmados.  Do total de 51 internados, 40 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 34% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 60% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 13 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 32 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os dois óbitos suspeitos que estavam sendo investigados foram descartados.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)