Prefeitura inaugura quarta unidade de Educação no Valle Verde

O CER Prefeito Clodoaldo Medinaos vem para resolver a falta de equipamentos públicos nos conjuntos habitacionais que foram entregues há cinco anos

57

A Prefeitura inaugurou a quarta unidade educacional da região do Valle Verde nesta semana. O CER (Centro de Educação e Recreação) Prefeito Clodoaldo Medina foi entregue na manhã desta sexta-feira (14) em solenidade restrita e sem público, devido à pandemia da Covid-19.
Antes deste CER, de terça (11) a quinta-feira (13), foram inauguradas à comunidade o CER Professora Lourdes Apparecida Carvalho Prada, o CER José Ênio Casalecchi e a Emef Vereador Edmilson de Nola Sá.
Todas essas obras na área da Educação atendem pedido da população nas plenárias do Orçamento Participativo. Os moradores daquela região elegeram essa prioridade porque os conjuntos habitacionais foram entregues, há cinco anos, sem equipamentos públicos para mais de 20 mil pessoas.
Por falta de escolas, as crianças estavam sendo atendidas nas unidades mais próximas, no Adalberto Roxo e no Selmi Dei, ou transportadas para outras regiões de Araraquara.
O CER Prefeito Clodoaldo Medina recebeu investimento de R$ 2.107.245,11 e possui cinco salas, com capacidade para atender até 98 alunos de até 3 anos de idade. Os recursos fazem parte de um pacote de R$ 11,4 milhões investidos pela Caixa Econômica Federal nas quatro unidades educacionais daquela região. As obras foram feitas pela empresa Cedro Engenharia.

Homenagem
A unidade leva o nome do ex-prefeito Clodoaldo Medina, que administrou o município de Araraquara entre 1972 e 1976 e entre 1983 e 1988. Foi na segunda gestão de Medina que houve o desenvolvimento, em parceria com a Unesp, do modelo de educação infantil com a construção de CERs ao lado de escolas e unidades de saúde.
Outros feitos de sua passagem pela Prefeitura foi a construção da sede do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), a canalização de parte do Córrego do Ouro para a construção da Via Expressa, a assinatura de acordo para a construção do Teatro Municipal e a idealização de vias como a Alameda Paulista e Avenida Francisco Vaz Filho. Medina faleceu em 2014, aos 83 anos.

Políticas públicas
Em sua fala, o prefeito Edinho ressaltou os feitos de Clodoaldo Medina. “O Medina mudou a estrutura das políticas públicas e ajudou a criar um modelo que durará pelo resto da história de Araraquara. Onde tivesse uma unidade de educação tinha que ter uma unidade de saúde. Foi um prefeito empreendedor. Temos que ressuscitar a história do Medina a todo o tempo”, relembrou.
Edinho ainda destacou que a qualidade de vida dos moradores irá melhorar muito com a entrega das quatro unidades educacionais. “Estamos fechando um ciclo de inaugurações importantes nesta semana. É um momento histórico e importantíssimo para todos nós e para os moradores da região do Valle Verde”, disse.
A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, também destacou as quatro inaugurações da semana. “Estou orgulhosa de estar neste momento histórico de entregar quatro equipamentos de educação que irão aliviar muito a demanda sobre as outras unidades aqui da região. Foi uma semana maravilhosa aqui no Valle Verde”, afirmou.
A secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, parabenizou o prefeito Edinho pela retomada do Orçamento Participativo e por buscar os recursos para as obras. “Se não fosse o seu olhar e a sua preocupação com a comunidade, aqui continuaria sendo um terreno vazio”, declarou. “Estamos celebrando o Medina, o OP, a luta de todas as mulheres”.
Em nome da Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) fez um discurso emocionado, relembrando seus tempos de estudante. “Todas as crianças que por aqui passarem serão felizes e serão representadas”, pontuou.
Representando a comunidade que irá utilizar o CER, Aidê Tânia Mastroiani Borges agradeceu à Prefeitura. “A gente precisava muito. Não tenho palavras para dizer o quanto vai ser importante para as nossas crianças”, revelou.
Dora Galvão Medina, a Dorinha Medina, esposa de Clodoaldo Medina, também agradeceu em nome da família — junto com ela estava o filho Rodrigo. “É com imenso prazer que estamos aqui. Clodoaldo foi um ótimo filho, ótimo marido, ótimo pai e deixou grandes exemplos. Espero que essas crianças que irão estudar aqui saiam pessoas honestas, íntegras e saibam honrar o nome da escola e de Araraquara. Edinho e equipe, nossa gratidão pela feliz escolha do nome”, disse Dorinha.