Prefeitura e Daae participam da ‘Semana Lixo Zero’ com ação no Córrego do Tanquinho e mutirões nos bairros

Objetivo da programação é promover conscientização sobre o descarte correto de lixo reciclável ou orgânico; em Araraquara, ação também visa combater a dengue

25

A Prefeitura de Araraquara e o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) participam da “Semana Lixo Zero”, ação mobilizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e realizada por embaixadores Lixo Zero, ONGs, institutos, instituições públicas, projetos, coletivos, grupos, empresas e ativistas ambientais em todo o Brasil.

A “Semana Lixo Zero” começa nesta sexta-feira (23) e vai até 1º de novembro, com ações em mais de 100 cidades brasileiras. Neste ano, o tema é “Lixo Zero Inspira Minha Cidade”, com foco na conscientização de que todos são responsáveis pela solução dos problemas causados pelo lixo, além de promover o máximo aproveitamento do lixo reciclável ou orgânico, colaborando com o meio ambiente.

A programação aborda os sete “Rs” da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar, reaproveitar, reciclar, recusar produtos que agridem o meio ambiente e recuperar.

Em Araraquara, a ação também tem o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros de maior incidência de fêmeas adultas do inseto, que transmitem a dengue, a chikungunya e o zika.

No domingo (25), Prefeitura e Daae realizam mutirão de limpeza no Córrego do Tanquinho, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, das 8h ao 12h. A mobilização tem apoio do Instituto Paz e Bem, do projeto Parque Vivo, da Can.U.Do Produtos Sustentáveis e do Grupo Escoteiro Morada do Sol.

Além disso, estão agendados mutirões de combate à dengue nas regiões dos bairros Altos de Pinheiros (23, 24 e 26/10), do Parque São Paulo (27 e 28/10) e da Vila Xavier (29/10 e 03/11), sempre das 8h às 12h.

Os moradores devem colocar na calçada garrafas, pneus, latas, baldes, embalagens e tudo que possa acumular água, para que sejam recolhidos pelos agentes da Vigilância em Saúde.

Mais informações sobre a “Semana Lixo Zero” no município podem ser consultadas no site www.semanalixozero.com.br/araraquara.