Poupatempo entrega mais de 120 mil documentos em dez dias

Donos de autoescolas de Araraquara protestaram, na semana passada, pela demora na reabertura do Detran

129

Desde o dia 20 de julho, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, iniciou uma ação para enviar documentos РRG e CNH Рque ficaram retidos nos postos e não puderam ser entregues por causa da pandemia e suspensão dos atendimentos presenciais.

Em dez dias, foram postados pelos Correios, sem nenhum custo para os cidad√£os, 100 mil RGs e 22 mil CNHs. Com essa medida, o Poupatempo pretende entregar 195 mil documentos em todo Estado (130 mil RGs e 65 mil CNHs).

Protesto

Proprietários de autoescolas de Araraquara fizeram um protesto, na quarta-feira (22), em frente ao Poupatempo. Eles pediam a reabertura do Detran que fica no interior do local e está fechado há mais de três meses. Devido à pandemia do covid-19, o órgão não está realizando atendimento pessoal, apenas pela internet.

Os propriet√°rios de CFC‚Äôs e autoescolas disseram que v√™m trabalhando com autoriza√ß√£o da prefeitura, por√©m, o Detran n√£o estava emitindo habilita√ß√Ķes, renova√ß√Ķes, exames pr√°ticos¬†e te√≥ricos, al√©m de outros documentos, nem mesmo a Carteira Nacional de Habilita√ß√£o (CNH).

Para os profissionais da área, a situação tem causado grande prejuízo às autoescolas.

Evitar aglomera√ß√Ķes

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, o objetivo √© oferecer mais facilidade para a popula√ß√£o e evitar aglomera√ß√Ķes futuras, quando as unidades forem reabertas. ‚ÄúCom a entrega dos documentos pelos Correios, o cidad√£o n√£o precisa se preocupar em ir at√© o Poupatempo ou Detran para retirar seu RG ou sua CNH, garantindo assim mais conforto e seguran√ßa √† popula√ß√£o, neste momento em que o isolamento social √© a principal arma que temos contra o v√≠rus‚ÄĚ, afirma.

A entrega dos documentos está sendo feita em etapas, nos endereços de cadastro dos usuários. Quem não receber o documento até 10/08, pode entrar em contato com o Poupatempo pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), no Fale Conosco.