População não está respeitando o distanciamento social em Araraquara

Com mais 81 casos de Coronavírus neste domingo, cidade registra recorde

202

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara divulga, neste domingo (2), que a cidade registrou 81 novos casos da doença que são o resultado de 271 amostras de exames. Portanto, agora, são 1.999 casos confirmados da doença na cidade. Do total de confirmados, 281 permanecem em quarentena e 1.699 já saíram. Aguardam resultado de exames 233 amostras.
O Comitê está concluindo o texto do decreto municipal que estabelece as novas regras e protocolos sanitários a serem adotados pelos estabelecimentos comerciais na fase amarela do Plano São Paulo. O documento está sendo construído após reuniões de autoridades sanitárias e os setores econômicos e será publicado nos Atos Oficiais nos próximos dias.
O Governo do Estado de São Paulo manteve o DRS de Araraquara na fase amarela, na nona atualização de fases do Plano São Paulo, divulgada na última sexta-feira (31).
O Plano vem ditando o ritmo da retomada econômica nos municípios paulistas, a partir da divisão das DRS e sub-regiões em fases – vermelha, laranja, amarela, verde e azul – e a análise de indicadores que mostram a evolução da doença e a capacidade hospitalar das regiões.
A manutenção na fase amarela se deu com base no desempenho do DRS de Araraquara nos indicadores que avaliam a capacidade hospitalar dos 24 municípios que o compõem.
De acordo com estes indicadores, o DRS tem 46,5% de taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid e 10,7 leitos por Covid por 100 mil habitantes. No quesito evolução da epidemia, a variação do número de casos está em 1,71, a variação no número de internações é 1,18 e a variação no número de óbitos é 1,55.

Equipamento de testagem
A partir desse sábado (1), o polo de atendimento e triagem para Coronavírus, instalado na UPA da Vila Xavier, conta com mais um equipamento para diagnóstico de casos de Covid-19. O equipamento de imunofluorescência aponta se o paciente apresenta uma proteína criada pelo vírus, mostrando o resultado em até duas horas. O aparelho está sendo utilizado para pacientes acima de 50 anos, agilizando ainda mais as internações.

Situação Epidemiológica
Hoje, 58 pacientes estão internados. Destes, 42 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 30 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI – 4 suspeitos e 12 confirmados. Do total de 58 internados, 45 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 49% e de leitos de UTI é de 28%.
Foram notificados, até o momento, 19 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que aguarda o resultado do exame.
Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no sitewww.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.