Parceria com a Unesp leva Feira de Saúde para EMEF CAIC Rubens Cruz

1

A EMEF CAIC Rubens Cruz recebe nos dias 14 e 21 de setembro a “Feira de Saúde”, das 08h às 17h. O evento gratuito e aberto a toda comunidade será realizado pelo grupo PAFE (Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil), vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. A ação vai contar com o apoio com a empresa Minhocaria de compostagem doméstica.

Durante a programação do evento haverá aferição de pressão, teste de glicemia e hematócrito, além de orientações teóricas. No período da tarde deste sábado (14) o grupo Minhocaria de compostagem doméstica fará uma roda de conversa sobre gestão de resíduos e compostagem, apresentando a composteira e oferecendo uma Oficina de Mini Horta em garrafas PET que será montada junto com a população.

O assistente educacional pedagógico da EMEF, Fábio Mahal, afirma que é uma grande satisfação para a escola receber um evento como esse. Para ele, a parceria ajuda a escola a cumprir a sua função social. “A escola não é alheia à sociedade. Ela reflete seus desafios e sabemos que a área da saúde tem uma grande demanda”.

Ele ressalta que o evento visa integrar a comunidade à escola. “É muito importante a promoção de atividades extras, que visem integrar não só a própria família, na relação pais/mães e filhos/filhas, como também funcionários/professores/as da escola com a comunidade. As relações tendem a ser tornar muito mais tranquila, quando tal esforço acontece”.

A diretora de divulgação do PAFE, Patrícia Mayume Abreu Uema, explica que o principal objetivo do evento é levar informações sobre saúde para toda comunidade. “Os graduandos do curso de Farmácia-bioquímica participam do planejamento e organização de todas as atividades, com o auxílio de docentes, sendo divididos em grupos temáticos em gestões anuais”. Alguns dos temas que compõem as atividades são: Anemia, Diabetes, Hipertensão Arterial, Uso Correto de Medicamentos, Prevenção do Câncer, Primeiros Socorros, Alimentação e Saúde, Doenças Parasitárias, Educação Sexual, Fitoterapia e Plantas Medicinais, PAFE Social e Redução de Danos.

A aluna ressalta que a iniciativa deste projeto surgiu de uma grande demanda por informação e serviços de saúde gratuitos por parte da população de Araraquara. “O projeto visa atender presencialmente os locais e setores que necessitam e carecem de informações e serviços de saúde, através de um atendimento personalizado que visa à demanda da população ou de determinado grupo”. Ela destaca que a realização de eventos como esse é essencial para a formação do aluno de graduação de Farmácia da UNESP, uma vez que permite o desenvolvimento da atenção e assistência farmacêutica colocando em prática a profissão do farmacêutico ao entrar em contato com a comunidade levando o conhecimento adquirido durante o curso. “Além disso, por se tratar de uma faculdade estadual, vemos os nossos eventos e atividades como uma forma de retribuição à população”.

 

Serviço:

Evento: Feira de Saúde na EMEF

Datas: 14 e 21 de setembro

Horário: 08h às 17h

Local: EMEF CAIC Rubens Cruz

Endereço: Av. Dr. José Logatti, s/nº – Selmi Dei III

Evento Gratuito