Nova tecnologia apresenta diagnóstico de Covid-19 em até duas horas

Máquina será utilizada para pacientes sintomáticos acima de 50 anos de idade

26

O Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara, na Vila Xavier, recebeu um novo equipamento que irá agilizar ainda mais o diagnóstico de pacientes com suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Por meio de imunofluorescência, a máquina realiza análises de amostras coletadas nos pacientes sintomáticos e revela o resultado positivo ou negativo para a Covid-19 em até duas horas. A Prefeitura irá utilizar a nova tecnologia no caso de pacientes acima de 50 anos.

No sábado (1º), o prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, estiveram no polo de triagem para verificarem o funcionamento do equipamento.

Edinho reforçou que as parcerias com a Unesp e a Uniara para a testagem irão continuar. “É uma tecnologia que vem somar a tudo o que já estamos fazendo. Com o resultado em duas horas, aqueles pacientes que formam o grupo de risco e precisam ser tratados o mais rápido possível terão o diagnóstico com mais agilidade”, explicou.

“As pessoas abaixo de 50 anos, todas as estatísticas demonstram, são mais resistentes e têm capacidade maior de reagir à contaminação. Elas terão o resultado em 12 horas, 14 horas, 16 horas, dependendo do horário em que o teste for remetido para a Unesp. Mesmo assim, será um resultado rápido. Mas aqueles pacientes que precisam ser atendidos de forma urgente, para que a doença não evolua, terão prioridade nesta máquina que dá o resultado em duas horas”, concluiu o prefeito.

Segundo o Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus desta segunda-feira (3), Araraquara registra 1.999 casos confirmados da Covid-19, com 19 óbitos desde o início da pandemia. A letalidade é de 0,95%, a mais baixa entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em todo o estado de São Paulo.

Os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse, cansaço e falta de ar, mas também são relatados casos com perda de paladar e olfato. Os principais grupos de risco são idosos, pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas.

Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), o uso de máscaras (se precisar sair de casa) e o isolamento social, evitando aglomerações.

Em caso de qualquer sintoma que possa ser de Covid-19, o Comitê de Contingência orienta que a população procure o Polo de Atendimento Estratégico da Vila Xavier para atendimento e coleta de exames. O polo de triagem inclui a UPA da Vila Xavier e os leitos de enfermaria na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Mais informações sobre o novo coronavírus estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br/coronavirus.