Mulher de 69 anos morre vítima da Covid-19 em Araraquara

Cidade registrou nesta quinta-feira (8), mais 43 casos de Coronavírus

87

Araraquara registrou nesta quinta-feira (8), mais 43 casos de Coronavírus, o equivalente a 30% das 146 amostras analisadas.  Portanto, agora, são 4.768 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 210 permanecem em quarentena e 4.507 já saíram. Aguardam resultado de exames 200 amostras.

Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 37 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 28 confirmados. E 13 estão na UTI – 1 suspeito e 12 confirmados.  Do total de 50 internados, 37 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 23% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 40% na enfermaria e 50% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 70% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 17 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 51 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de idosa de 69 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital público desde 7 de setembro. E 3 óbitos suspeitos continuam sendo investigados.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Campanha

A Unicesumar, que tem sede em Maringá e um polo de ensino à distância (EAD) em Araraquara, está realizando hoje e amanhã, dias 8 e 9 de outubro, das 9h às 18h, uma nova campanha solidária na cidade para arrecadar alimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza em troca de livros.

Com apoio do Fundo Social e no sistema drive-thru, a ação da Universidade está sendo realizada no Parque Infantil, na Avenida São Geraldo.

Via Rede de Solidariedade, todos os produtos arrecadados serão destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município.

Exército em Araraquara

E também hoje, dia 8, uma equipe do Exército Brasileiro está em Araraquara realizando sanitização no Terminal Central de Integração (TCI), Terminal Rodoviário, UPAs Central e Valle Verde, Polo de Atendimento na UPA da Vila Xavier e Hospital da Solidariedade. O trabalho deve se estender até o período da tarde.

A medida faz parte das ações de enfrentamento da Covid-19 no município e reforça o procedimento de sanitização que é realizado pelos menos duas vezes por semana pela Prefeitura Municipal, com apoio da Vigilância em Saúde e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae).