Moradores dos condomínios Salto Grande pedem melhorias na segurança

Grande fluxo de pedestres e veículos nas imediações do condomínio traz perigo para pedestres e motoristas

130

Por meio de duas indicações, de números 3088/2020 e 3089/2020,

encaminhas esta semana ao Poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), busca solucionar alguns problemas encontrados nas imediações dos condomínios do Residencial Salto Grande.

A Rua Lília Eliza Eberli Lupo foi eleita pela população como ponto de encontro ou de realização de esportes ao ar livre, porém, com isso, surgem alguns contratempos que precisam ser equacionados.

Segundo Santana, aquela via recebe diariamente centenas de pedestres e

ciclistas, por ser larga e arborizada. Entretanto, eles estão dividindo espaço com os carros, o que vem gerando muita preocupação entre os moradores dos condomínios existentes ao longo na rua, e até mesmo dos próprios usuários, muitos oriundos de outras regiões da cidade.

Assim que os documentos foram entregues na Prefeitura, o coordenador de

Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro se prontificou a ir até o local junto com Santana para avaliar as possibilidades. Na tarde da quinta-feira (24) ambos se encontraram no local e verificando de perto o grande movimento, o parlamentar fez uma sugestão: criar em uma das pistas uma ciclofaixa para ciclistas e na outra uma faixa de caminhada.

Outro problema apontado por dois moradores, Luis Lindsqui e sua filha

Mariângela, são ciclistas que praticam a modalidade “speed” durante a noite, empreendendo altas velocidades e existe a iminência de acidentes. Santana pediu uma fiscalização mais efetiva ou a transferência para outro local da cidade que seja mais seguro para os praticando do esporte. Carneiro garantiu que em breve os treinos dos ciclistas serão transferidos e o problema estará equacionado.

Com relação à sugestão da criação das duas faixas especiais, será realizada

uma reunião, ainda a ser marcada, envolvendo os representantes dos condomínios, Mobilidade Urbana, Secretaria de Segurança, Guarda Municipal, Polícia Militar e o presidente da Câmara Municipal, quando o assunto será debatido.

E como forma de potencializar essa tendência esportiva no local, Santana

pede também a implantação de Iluminação de Led em toda a extensão da Rua Lília Eliza Eberli Lupo. Ele argumenta que, como se trata de local bastante arborizado, a iluminação fica prejudica e esse tipo de iluminação traria mais segurança no período noturno.