Marcelo Correa lança “Débora Mental”

130

Marcelo Correa da Silva, de 60 anos, jornalista, cabeleireiro, ator, apresentador de TV, poeta, escritor e multimídia está lançando o seu primeiro romance, Débora Mental assim na terra como no céu, pela Editora Partesã. O seu primeiro livro, Poesia Boa de Prosa, da Editora Compacta, saiu em 2005. O lançamento de Débora Mental assim na terra como no céu acontece na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, à Rua Carlos Gomes, 1729, em Araraquara, a partir das 19 horas, nesta quarta-feira (13).

O exemplar está sendo comercializado a R$ 50,00, e será autografado pelo autor, que se coloca à disposição do público para um bate-papo sobre sua obra, respondendo a perguntas e contando sobre a ideia de escrever o livro, dedicado à sua mãe Edite Ramos da Silva, falecida em 2017, e comentando acontecimentos curiosos do período de 12 anos, tempo que levou para ficar pronto.

Trata-se de um romance episódico, no qual Marcelo Correa narra as aventuras e desventuras de sua personagem Débora Mental que, segundo ele, pode não ser gente, mas a personificação da debilidade mental: Débil Mental… Na estrutura profunda pode-se vislumbrar um despretensioso questionamento, bem humorado, cheio de graça, a respeito da loucura no contexto da espiritualidade e vice-versa. São reflexões e divagações sobre a vida e a morte, impregnadas de trocadilhos irreverentes, puro deboche, numa narrativa que prende a atenção do leitor do começo ao fim.

A linguagem fragmentada, a exemplo do cinema, com narrativas que subvertem o tempo e o espaço, vai conduzindo a imaginação de quem lê, mais ou menos atento, pelos interstícios de uma ficção contemporânea, portanto representativa, capaz de figurar como uma espécie de registro de uma época, num determinado lugar do interior paulista, Araraquara, de modo a extrair dele, como o sumo de uma fruta, laranja ou cana-de-açúcar, o universal, a partir do cotidiano, do provinciano, do particular.

Assim, a obra se constrói num ritmo agradável que permite várias leituras, resvalando questões fundamentais da existência na mesma toada dos questionamentos mais superficiais, dados ao entretenimento sem compromisso com a realidade, valores morais, éticos ou religiosos. O resultado é uma literatura experimental, peculiar e original, com a cara do autor, que se inspirou numa de suas personagens teatrais mais famosa? Carolina Jéssica, uma aluna de letras.

Em breve, será marcada data para lançamento também no Sesc Araraquara e em outros espaços da cidade. Marcelo se compromete a entregar em domicílio exemplar autografado aos interessados que ligarem para (16) 98127 0177. O Sebo Uraricoera, em parceria com o escritor, se incumbe de remeter pelos correios exemplares para qualquer lugar do mundo.