Mais de 5 mil famílias inscritas no CADUnico não recebem benefícios

3
Em Araraquara, há 4.445 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família

Em Araraquara, das 12.686 famílias inscritas do Cadastro Único (CADUnico), 5.056 com renda até 25% do salário mínimo não recebem nenhum benefício de transferência de renda. A informação consta na resposta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ao Requerimento nº 0808/2019, de autoria da bancada do PSDB, formada pelos vereadores Jéferson Yashuda, José Carlos Porsani, Delegado Elton Negrini e Rafael de Angeli. A resposta não traz explicações da ausência de pagamento de benefícios a essas mais de cinco mil famílias inscritas no CADUnico, informação solicitada no documento.

Também em resposta aos questionamentos dos parlamentares do PSDB, a secretaria informa que, em Araraquara, há 4.445 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, cujo valor pago mensalmente totaliza R$ 665.826,00.

No documento enviado à Câmara, a Secretaria Municipal informa ainda que o Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também do Governo Federal, são beneficiados 1.621 idosos e 1.594 Pessoas com Deficiências (PCD). Já em relação à distribuição de cestas básicas, até maio deste ano, foram beneficiadas 807 famílias.

Uma das perguntas encaminhadas pelos vereadores sobre o número estimado de famílias que seriam beneficiadas com o Programa Municipal “Bolsa Cidadania” não foi respondida, considerando que a resposta se resumiu em informar que o valor estimado no programa é de R$ 1,6 milhão.

“Diante das lacunas nas respostas, vamos elaborar um novo Requerimento solicitando os esclarecimentos necessários”, informa Rafael de Angeli, líder da bancada do PSDB na Câmara de Araraquara.