Mais 50 casos de Coronavírus são registrados em Araraquara

O Comitê aguarda pronunciamento do Governo do Estado de São Paulo sobre novas determinações em relação à flexibilização

54

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira (28), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê continua em alerta, acompanhando os estudos sobre a evolução da doença na cidade e, mais uma vez, chama a atenção da população para a importância do isolamento social para a contenção da transmissão do novo Coronavírus e para os riscos de eventos sociais e aglomerações que ocorrem, principalmente, nos finais de semana, contrariando as orientações das autoridades sanitárias.

Também é fundamental que os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços continuem cumprindo rigorosamente as regras e protocolos sanitários estipulados pelo Comitê, por meio de decreto municipal.

O Comitê ressalta que os dois decretos municipais publicados nos Atos Oficiais de 26 de agosto, que alteram o decreto municipal nº 12.236, de 23 de março de 2020, com ajustes nas regras gerais para o exercício de atividades econômicas, começam a vigorar no dia 1º de setembro, próxima terça-feira. Os órgãos responsáveis pela fiscalização do decreto municipal continuam nas ruas, com as ações de abordagem intensificadas.

E ainda nesta sexta-feira, como ocorre toda semana desde a criação do Plano São Paulo, o Comitê aguarda pronunciamento dos integrantes do Governo do Estado de São Paulo sobre novas determinações em relação à flexibilização. O Plano São Paulo é o instrumento que vem orientando o ritmo da retomada das atividades econômicas nos municípios paulistas.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou mais 50 casos de Coronavírus nesta sexta-feira (28). Portanto, agora, são 3.117 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 287 permanecem em quarentena e 2.802 já saíram. Aguardam resultado de exames 197 amostras.

Hoje, 69 pacientes estão internados. Destes, 50 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 40 casos confirmados. E 19 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 18 confirmados. Do total de 69 internados, 56 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 51% de leitos de enfermaria e 34% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 22 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 28 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)