Liga da Prevenção faz lançamento de concurso contra uso de drogas

69

Composta por profissionais de diversas áreas como saúde, educação, assistência social, segurança pública, imprensa, entre outras, e demais araraquarenses, a Liga da Prevenção – Line Araraquara, criada em fevereiro de 2017, realizou nessa sexta-feira (17), na escola João Batista de Oliveira (JBO), o lançamento do concurso sobre prevenção ao uso nocivo de drogas, uma intervenção preventiva em âmbito municipal direcionada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade de toda rede municipal de ensino para escolas públicas e privadas.

A primeira edição do concurso realizada pela LIGA tem como finalidade incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar, especialmente para colaborar com o desenvolvimento de ações preventivas ao uso nocivo de drogas. O concurso que tem como tema: “O papel da Família na Prevenção ao Uso de Drogas”, está subdivido em três categorias – Cartazes para alunos do 2° ao 5 ° ano do ensino Fundamental I, Redação para alunos do 6° ao 9 ° ano do ensino Fundamental II e Vídeo para alunos do 1° ao 3 ° ano do ensino médio.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento todos os alunos do período da manhã e a diretora da escola JBO, a senhora Luciana Zambel que, em sua fala, citou a importância de parcerias e ações como esta com a LIGA. Representando a Secretaria Municipal de Educação, o gerente de Educação, Alexandre Freitas que afirmou em sua fala que a Secretaria Municipal de Educação apoia a iniciativa e que ações como esta desenvolvida por parte da sociedade civil fazem parte de um universo, ao qual todos nós estamos inseridos e que devemos sim, colaborar.

Já Ari Braga, presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas, falou sobre a importância dos estudos na adolescência, citando seu próprio exemplo por ter sido aluno da escola JBO e ressaltou que o Conselho apoia integralmente a realização do concurso em nossa cidade. Ainda estiveram prestigiando o evento alguns membros da LIGA, como a terapeuta Lila Nascimento e Zilma Oliveira, coordenadora da escola Sergio Pedro Speranza.

O diretor da Liga, Márcio Servino, fez uma apresentação a alunos e convidados, onde explicou que o concurso acontece no período de maio a junho e que os trabalhos devem ser feitos pelos próprios alunos sobre orientação e coordenação dos professores, havendo um regulamento específico para cada categoria, devendo os trabalhos serem entregues até o dia 17 de junho em uma das unidades do Conselho Tutelar de Araraquara, em horário comercial. A premiação acontecerá no dia 26 de junho, dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas. Os vencedores receberão prêmios especiais como brinquedos, bicicletas e tablets eletrônicos das empesas Galpão Estofados, Lojas França brinquedos e Word Game, patrocinadoras do concurso.