IRRESPONSABILIDADE É FOGO E FOGO É CRIME

Riscos à saúde da população, com o agravamento de problemas respiratórios, aumentando a demanda por procura em hospitais e postos de saúde.

32

O Daae alerta para os riscos ambientais das queimadas urbanas, que vão desde a diminuição e danos à biodiversidade, que é a variedade de espécies de animais e vegetações, além de riscos à saúde da população, com o agravamento de problemas respiratórios, aumentando a demanda por procura em hospitais e postos de saúde, que já fazem previsão de colapso no atendimento em função da PANDEMIA do CORONAVÍRUS.

Para ajudar na prevenção das queimadas urbanas, encaminhe o lixo doméstico devidamente ensacado para a coleta de lixo comum, encaminhe os demais resíduos recicláveis para a coleta seletiva e os de construção civil e volumosos para os serviços de caçambas ou áreas devidamente licenciadas e autorizadas. Também faça aceiros e barreiras de proteção que previnam a passagem do fogo para áreas de vegetação, evitando queimadas ou incêndios.

Oriente e passe adiante as informações para familiares, vizinhos, amigos, associações de moradores, redes sociais, entre outros, e denuncie no 0800 770 1595 para que a fiscalização ambiental do Daae proceda à vistoria no local e aplique a lei municipal. Para combate ao fogo ou análise do risco, acione o Corpo de Bombeiros através do 193 ou a Defesa Civil Municipal no 153.