Importância da doação do leite humano é reforçada em 19 de maio

Data foi proposta por lei do vereador Rafael de Angeli

24

Fortalecimento da imunidade, prevenção de alergias e combate à anemia. Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo leite materno. Com o objetivo de garantir esse alimento precioso aos bebês que não podem obtê-lo da forma tradicional, o dia 19 de maio destaca a importância da Doação do Leite Humano. A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, pela Lei nº 8.933/2017, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Fungota, Mayara Assoni, a doação de leite humano é importante, pois o leite materno é o alimento mais completo que um recém-nascido pode receber. “Tanto do ponto de vista nutricional, porque ele contém nutrientes em quantidade e qualidade adequados para o bebê, quanto do imunológico, prevenindo doenças como diarreias, infecções e promovendo o desenvolvimento e o crescimento adequados do recém-nascido”, explica.

O leite doado é destinado, principalmente, a recém-nascidos pré-maturos, de extremo baixo peso, internados na UTI Neonatal da Maternidade Gota de Leite. “O ideal seria que todos esses bebês internados recebessem apenas leite materno, mas nem sempre conseguimos atender essa demanda”, informa Mayara.

 

Quem pode doar

 

Em Araraquara, a Maternidade Gota de Leite é o único local que conta com um Posto de Coleta de Leite Humano.

“Toda mãe, seja do setor particular ou do SUS, que estiver amamentando ou tirando leite para o seu próprio filho, poderá ser uma provável doadora”, detalha a nutricionista.

A mãe precisa ser saudável, não fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação, não fazer uso de álcool e drogas, e apresentar sorologias negativas para hepatites B e C, HIV e sífilis. Em tempos de pandemia, a doadora não pode apresentar nenhum sintoma da síndrome gripal (febre, coriza, tosse, dor no corpo) e nem ter tido contato com alguma pessoa diagnosticada ou que esteja com suspeita da Covid-19.

“O Banco de Leite da Gota de Leite está com seu estoque muito baixo. Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. Não deixe de exercer esse ato de amor, mesmo em época de distanciamento social”, finaliza Angeli.

 

Saiba como doar

 

Maternidade Gota de Leite (Fungota)

Endereço: Rua Carlos Gomes, nº 1610, Centro

Telefone: (16) 3305-1530

De segunda a sábado, das 7 às 18 horas