Idosa de 87 anos é a mais nova vítima fatal do Coronavírus em Araraquara

Cidade registra nesta quinta-feira (19), mais 37 casos do novo Coronavírus

61

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê reforça que a população de Araraquara deve continuar tomando os cuidados necessários para conter o avanço da doença, evitando aglomerações, utilizando máscaras o tempo todo ao precisar sair de casa e higienizando frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Os idosos são o principal grupo de risco, mas outros fatores devem gerar atenção para risco de complicações, como doenças autoimunes, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade, pacientes em tratamento de neoplasia (câncer), mulheres gestantes, além de outras comorbidades.

Reforçando que os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse, cansaço e falta de ar, mas também são relatados casos de perda de paladar e olfato.

E todas as pessoas com sintomas gripais devem continuar buscando o primeiro atendimento no Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus da UPA da Vila Xavier, onde é feita a testagem de todos os sintomáticos e o encaminhamento para leitos de observação ou para internação em UTIs, dependendo da gravidade do quadro clínico.

As outras estruturas de Saúde no combate à Covid-19 são o Hospital de Solidariedade (pacientes com diagnóstico positivo) e o Pronto-Socorro do Melhado (casos suspeitos e que aguardam resultado dos testes, a partir de segunda-feira). Esses locais só recebem pacientes transferidos da UPA da Vila Xavier.

Situação Epidemiológica

Araraquara registra nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, mais 37 casos positivados do novo Coronavírus, o equivalente a 22% de 171 amostras analisadas. Portanto, são 6.150 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 208 permanecem em quarentena e 5.868 já saíram. Aguardam resultado de exames 177 amostras. Hoje, 42 pacientes estão internados. Destes, 30 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 23 confirmados. E 12 confirmados estão na UTI. Do total de 42 internados, 29 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 30% de leitos de enfermaria e 21% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 10 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 12 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 74 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de uma idosa de 87 anos, que estava internada em hospital público desde o dia 14 de outubro. Outro óbito também está sendo investigado, aguardando resultado de exames.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.