Hospital da Solidariedade entra na fase final das obras

Hospital de campanha para casos do novo coronavírus, causador da pandemia da Covid-19, deve ser concluído ainda neste mês; prefeito Edinho visitou o local nesta terça (14)

36

As obras do hospital de campanha de enfrentamento ao novo coronavírus, o Hospital da Solidariedade, estão entrando na fase final. Nesta terça-feira (14), o prefeito Edinho e secretários municipais visitaram o local, que fica no prédio da antiga Novamoto, na Rua Domingos Zanin, na entrada principal de Araraquara.

O hospital de campanha terá 50 leitos, entre 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 30 de enfermaria. No momento, as equipes trabalham na conclusão dos vestiários, no acabamento do telhado, no fechamento das laterais do prédio, no acabamento das paredes de drywall e na climatização das estruturas temporárias.

“Toda a estrutura onde vamos montar os leitos está praticamente encerrada. Estamos na fase final das obras de construção civil na parte externa, mas está indo muito bem. Toda a parte de instalação da rede elétrica e ar-condicionado começa agora. Estamos trabalhando muito para que essa estrutura esteja funcionando para atender a população de Araraquara”, afirmou o prefeito.

Na segunda-feira (13), a Prefeitura deu início ao acolhimento à população no Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, na UPA da Vila Xavier. É essa unidade que recebe os araraquarenses com sintomas gripais e faz o encaminhamento para os demais hospitais da rede de saúde e aos hospitais de campanha.

A UPA da Vila possui 9 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dedicados exclusivamente para os pacientes que apresentarem sintomas mais graves. Casos mais leves podem ser enviados ao hospital de campanha instalado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O espaço religioso fica em frente à UPA, possui 19 leitos de retaguarda e tem comunicação direta com a unidade de saúde por meio de um túnel coberto que corta a Rua José do Patrocínio.

A unidade da Vila Xavier também fará o encaminhamento de pacientes para o Hospital da Solidariedade, para a Santa Casa de Araraquara e para o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense).

“Pessoas que estiverem com sintomas de coronavírus vão para a UPA da Vila Xavier, onde faremos a triagem. Quando precisar de internação, se os leitos da Santa Casa e do hospital de Américo Brasiliense estiverem ocupados, os pacientes virão para o Hospital da Solidariedade. A Prefeitura está trabalhando muito para que a gente salve vidas em Araraquara”, declarou Edinho.