Grupo de políticas sustentáveis discute projeto de plantio de mudas na cidade

32

Na tarde de quinta-feira (7), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) reuniu-se com a diretora de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Katia de Matteo, e a gerente de Limpeza Urbana, Clarissa Mattoso, acompanhado por Betina Burd, Marcos Vinicio da Silva e Celso Piage, integrantes de um coletivo que discute políticas públicas sustentáveis para a cidade.

O grupo pretende plantar mudas, a fim de incentivar a arborização, possivelmente, aliada à educação ambiental. “O pessoal fica reclamando na Internet, posta muita indignação, mas falta ação”, avalia Silva. “Nós queremos dar a nossa contribuição de verdade. Pretendemos plantar mudas em terrenos, praças, talvez em parceria com escolas ou associações de bairro, e distribuir mudas na Facira. Mas precisamos de orientação sobre os locais onde plantar, que tipos de mudas são adequadas para aqueles terrenos e onde obtê-las”. A reunião teve o objetivo de apresentar essas dúvidas à Diretoria de Gestão Ambiental e propor uma parceria na realização do projeto.

Katia aprovou a iniciativa: “Toda ajuda é bem-vinda. O poder público não consegue abarcar tudo. Ações como esta também criam um espaço de pertencimento para a comunidade, que é um processo muito importante”. A diretora se propôs a ajudar o grupo a estruturar o projeto e a definir um espaço para a implantação de um piloto.

Para Angeli, que faz parte do coletivo, “é importantíssima a atitude que o grupo tem tomado, de discutir políticas sustentáveis e ações efetivas para a preservação do meio ambiente em Araraquara. Devemos sempre pensar globalmente e agir localmente”.

O grupo é aberto e se reúne mensalmente na Câmara Municipal. Interessados podem entrar em contato com o gabinete do vereador, pelo telefone (16) 3301-0608, pelo WhatsApp (16) 98122-4997 ou pelas redes sociais.