Gota promove rodas de conversa para incentivar aleitamento materno

55

A Maternidade Gota de Leite de Araraquara- Fungota, através da equipe do Posto de Coleta de Leite Humano, realizou no mês de agosto atividades alusivas à Semana Nacional da Amamentação.

As ações ocorreram no último dia 19, envolvendo médicos, enfermeiros, puérperas e familiares. No período da manhã foi realizada uma roda de conversa sobre amamentação com profissionais de saúde, para esclarecimento de dúvidas. Participaram a médica Rosana Smirne, que é neonatologista, e a enfermeira Joana Darc Cavalcante.

Já no período da tarde, a roda de conversa sobre amamentação contou com a participação de puérperas, gestantes e familiares. Eles acompanharam esclarecimentos e tiraram dúvidas com as médicas Ester Bergamini, pediatra e neonatologista, e Amanda Mestriner, ginecologista.

Durante estas atividades, também foram realizadas pintura na barriga das gestantes e seios de puérperas, sorteio de brindes e coffee break.

A nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta da Maternidade, Mayara Perna Assoni, ressalta a importância da amamentação, apontando o leite materno como o melhor e mais nutritivo alimento para os bebês.

Ela também voltou a destacar a necessidade de doadoras de leite humano na Gota para alimentar os recém-nascidos prematuros.

De acordo com Mayara, toda mãe que estiver amamentando é uma potencial doadora e pode fazê-lo procurando a maternidade para que seja feita a triagem, o cadastro e a coleta de material para os exames exigidos, além do processo de orientação, higienização e recebimento de um kit para coleta em casa.

Para facilitar a doação, a maternidade possui um esquema de buscar o leite humano, semanalmente, em domicílio. O horário para a coleta pode ser agendado ou a mulher pode procurar diretamente pela maternidade, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.