Focos de pernilongos são combatidos por agentes da Vigilância em Saúde

59

O vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Edio Lopes (PT), foi procurado por vários moradores da região da Vila Harmonia, Residencial Cambuy, Santa Angelina, Vila do Servidor e Pedregal, reclamando da infestação de pernilongos. Imediatamente, o parlamentar acionou Prefeitura, Secretaria da Saúde e Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), buscando uma solução.

Profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e do Daae detectaram o local do foco do mosquito Culex, conhecido como pernilongo comum, que tem hábitos noturnos. Encontraram água parada e muitas larvas em uma lagoa de contenção localizada nas proximidades da Represa de Captação das Cruzes.

Lopes esteve no local para conferir os trabalhos, uma vez que as providências necessárias foram tomadas. “Falei com todas as partes na administração pública que poderiam ajudar na solução do problema e a resposta foi rápida, pois foram muitas as reclamações.” O parlamentar conversou com os técnicos e viu de perto o início das atividades.

“Viemos fazer uma ação, aplicando um biolarvicida. Após, vamos monitorar o local e conferir a eficácia dessa iniciativa”, informou o gerente de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, Luis Eduardo Tagliacozzi, que lembrou que “o Daae vai realizar um estudo para tentar eliminar de vez o problema”.

Em um primeiro momento, o combate às larvas foi efetivado, mas Lopes acredita que é necessária mais uma ação. “Vou ter uma conversa agora com a Superintendência de Controle de Endemias, a Sucen, para fazer um fumacê nessa região para acabar também com os mosquitos alados”, enfatizou.